AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Concorrentes receberam prêmios de 1º, 2º e 3º lugares, menção honrosa e certificado de participação
Em sua nona edição, o Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí concedeu 27 prêmios aos vencedores. Eles terminaram participação ocupando 1º, 2º e 3º lugares. Concorreram, alunos do 1º ao 17º semestre. Também houve provas de aperfeiçoamento e na categoria quatro mãos.
Realizado nas últimas segunda e terça-feira, dias 6 e 7, o concurso também cedeu prêmios de interpretação, menção honrosa e certificados aos competidores. No total, 82 alunos de diferentes semestres participaram.
As provas aconteceram no Salão Villa-Lobos, com coordenação de Cristiane Bloes. O evento integra o VII Encontro Internacional de Pianistas, iniciado nesta quarta-feira, 8, e que vai até este sábado, 11.
No encontro, músicos de carreira internacional participam de dois concertos (um de abertura e outro de encerramento) e de seis recitais. Eles serão realizados no teatro “Procópio Ferreira”, com entrada a R$ 12 (R$ 6 meia).
Os ingressos para as apresentações devem ser retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, no centro. O público deve comparecer ao local de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, ou nos dias do evento a partir das 18h.
O VII Encontro Internacional de Pianistas teve abertura com concerto que reuniu Nahim Marun e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Neste sábado, 11, o encontro conta com três atrações, sendo duas delas gratuitas. A partir das 11h, Antonio Vaz Lemes fará apresentação de “Sonata Brasileira” com entrada franca, no “Procópio Ferreira”. No mesmo local, às 14h, também com entrada aberta, Paulo Henrique Almeida fará recital.
Lemes é pianista solista, instrumentista de música de câmara e acompanhador de cantores. Tem realizado diversos trabalhos junto a importantes nomes da cena musical clássica brasileira. Almeida estudou no Conservatório de Tatuí e, desde 1998, é professor efetivo de piano na graduação e pós-graduação no Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
O concerto de encerramento ficará a cargo de Fábio Luz e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O pianista e o corpo musical sobem ao palco às 20h30 do dia 11, com regência de João Maurício Galindo.
Luz é mestre em música francesa pela Université Musicale Internationale de Paris e considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração. Frequentemente, integra júri de importantes concursos. Dentre eles, os de Hamburgo (2013), Genebra, Casale Monferrato-Soliva, Città di Asti, Lagonegro, Canelli, San Mauro e o 28o Concurso Internacional de Composição ICOMS, que aconteceu em Turim, na Itália.
Os vencedores
Venceram as provas do 1º e 2º semestre: os alunos Lizzy Madelynnperes e Gabriel P. de Souza (1º lugar); Matheus da S. O. Amorim e Henrique Xavier da Silva K. Virando (2º); e Amanda K. Ferreira e Enrico Boldrini Soares (3º).
Gabriel P. de Souza recebeu, ainda, prêmio de melhor obra de confronto. Lizzy Madelynn Peres obteve o de melhor obra de livre escolha e Matheus Amorim o destaque. As menções honrosas ficaram com Ana Julia Ferreira de Almeida, Beatriz Pereira Hélio, Letícia da Costa Aguiar e Maísa Mendes de Oliveira.
As provas realizadas com os alunos do 3º e 4º semestre resultaram em prêmios de 1º lugar para Linda Yasmin Andreoli Messias; de 2º para Lucas Estanagel de Barros, Ana Júlia Cerqueira e Lavinya Melo de Souza; e de 3º para Julianne Ferreira Mariano e Sofia Franco Grando. Ana Júlia Cerqueira ainda recebeu prêmio de melhor obra de confronto e Linda Yasmin Andreoli Messias de melhor obra de livre escolha.
Menções honrosas foram cedidas para Ana Júlia Carraro, Ana Paula P. Santos, Bárbara Santana Gomes e Luan D. Rosa de Moura.
O 1º lugar entre os alunos do 5º e 6º semestre ficou com o estudante Roberto Augusto Riva Nunes; o 2º com Aline Cristina Pires Reinaldo, Rafaela Aparecida Vieira dos Santos e Raquel de Paula Rodrigues de Souza; e o 3º com Giovanna Martins de Faria e Maressa Barbosa Fernandes dos Santos.
Nesse grupo de alunos, Roberto Augusto Riva Nunes recebeu, ainda, prêmio de melhor intérprete de Osvaldo Lacerda. Tiveram concedidos prêmios de menção honrosa: Alex Oliveira da Silva, Ana Alice Z. de Lima Licá, Gabriela de Paula Rodrigues de Souza, Mayara C. Machado, Nicole Venâncio Mickelin, Raquel de Paula Rodrigues de Souza e Sara Mikaela Machado.
Venceram o 7º e 8º semestre: Isabelly Leal Camargo (1º lugar); Arthur Pereira Lima dos Reis (2º); Flora Regis Pak Campos e Gabriela Veloso Macedo (3º). O prêmio de melhor obra de Osvaldo Lacerda ficou com Isabelly Leal Camargo.
O concurso distribuiu, também, menções honrosas entregues para Glaucia Regina C. da Cruz, Lívia Coelho Meyer, Luís Henrique Lira da Fonseca, Natalia Ribeiro de Oliveira, Nathalia de Godoi Carlos Pinto e Sarah Huggler Silva.
Nas provas do 9º e 10º semestres, Alan C. Batista recebeu prêmio de 1º lugar; Dany Grande do Carmo e Mikéias Ferreira dos Santos, de 2º; e Thaís F. F. de Moraes, de 3º. Alan C. Batista ainda faturou prêmio de melhor intérprete de Nilson Lombari e Miriele Moreira de Barros obteve menção honrosa.
Andressa Ymaki Machado, Elina Isabel Matos da Silva, Giovana Maria Nogueira, Gisele Laydner e Ingrid Cris Proença Silva receberam certificados de participação.
O concurso também entregou certificados para Ana Laura Morales Sanches, Brenda Gabriele dos Santos Olivieri, Giovana Brusetti Cintra e Rizia Oliveira Leite pela participação nas provas envolvendo alunos do 11º e 12º semestres.
Venceram nesse grupo: Lorrayne Gregório de Oliveira (1º lugar); Kauan Calaça Vieira (2º) e César Augusto de Souza Carrero (3º). Kauan Calaça Vieira ainda faturou prêmio de melhor intérprete de Nilson Lombardi e Guilherme Frazatto Silva e Zaine Gomes de Almeida receberam menção honrosa.
O 1º lugar nas provas do 13º e 14º semestres ficou com José Renato Gonçalves. Gabriela Figueiredo de Campos venceu em 2º e Francine DarozCancian, em 3º. José Renato recebeu, ainda, prêmio de melhor obra de Nilson Lombardi.
Os três primeiros colocados nas provas do 15º e 16º semestres foram: Henrique Roberto de Santana Simões, Tatiane Costa dos Santos e Daniel Ferreira Duarte e Gustavo dos Santos Baldi, respectivamente. Tatiane Costa dos Santos também recebeu prêmio de melhor obra de Osvaldo Lacerda.
Juliana Galdino Vita faturou os dois prêmios de aperfeiçoamento, obtendo o 1º lugar e de melhor intérprete de Osvaldo Lacerda. A categoria quatro mãos concedeu 1º lugar para Tatiane Costa dos Santos e Henrique Roberto de Santana Simões e de 2º para Giovana Ceranto e Gustavo dos Santos Baldi.