87% tiveram de aguardar muito para os serviços de saúde locais





Embora tenha apresentado redução de 30% na fila de espera para realização de exames, o município ainda registra demora na realização de consultas e exames. Pelo menos é o que aponta resultado de enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso, por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

Na pesquisa levada ao ar na tarde de sábado, 1º deste mês, o bissemanário questionou se os leitores haviam precisado aguardar por consultas e exames no município. Ao final da votação, encerrada na tarde de sexta-feira, 7, a “grande maioria” – 87% das pessoas – informou que precisou esperar “sim, muito tempo”.

Apenas 8% dos leitores disseram que precisaram esperar “pouco tempo” e a metade deles, a minoria de 4%, respondeu que não precisou aguardar por consultas e exames.

O questionamento apresentado pelo jornal tomou como base notícia divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura. No dia 30 de janeiro, quinta-feira da semana retrasada, o Executivo informou dados relativos a agendamentos de consultas, de realização de exames e custos com os procedimentos.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura realizou 26.281 exames gratuitamente em 2013. Citando números, a pasta destacou que, em janeiro do ano passado, havia um acúmulo de 4.448 exames. Esses teriam sido agendados durante 2012, mas não realizados.

“Alguns deles (dos exames) estavam aguardando o procedimento desde 2011”, comunicou a Prefeitura. A fila de espera tem, atualmente, 3.410 pedidos, 1.438 a menos que em janeiro de 2013.

Por meio da assessoria, o secretário municipal de Saúde, Fábio Villa Nova, afirmou que a Prefeitura trabalha com expectativa de queda nos números ainda este ano.

Para esta edição, a enquete será preparada com base em outro assunto de repercussão: a estiagem. Mesmo não registrando chuvas, o município não corre o risco de ter desabastecimento, de acordo com dados divulgados a O Progresso pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A gestora de comunicação da empresa, Maria Angélica dos Santos Galvani, descartou o risco, informou que a Sabesp “está trabalhando 24 horas por dia no monitoramento dos sistemas produtores” e que a represa de Tatuí está em nível “satisfatório”.

Em nota, a companhia solicitou que os consumidores façam uso de água com racionalidade. A Sabesp citou em material enviado à redação do bissemanário que a medida é importante tanto para a redução de despesas (no tocante a consumo e produção de água) como para preservação ambiental.

Por conta disso, o jornal pergunta: “Você tem o hábito de evitar desperdício de água?”. As respostas: “sim” e “não” podem ser escolhidas a partir da tarde deste sábado, 8. A enquete tem encerramento previsto para a tarde desta sexta-feira, 14, com a publicação do resultado na edição do próximo domingo, 16.