83% já tiveram dengue ou então ‘conhecem’, diz pesquisa virtual





A Secretaria Municipal de Saúde registrou queda no número de casos confirmados de dengue em Tatuí em maio, em comparação com abril, março e fevereiro. A informação consta em reportagem publicada pelo jornal O Progresso no domingo, 14, e resultou em pesquisa virtual.

O levantamento feito pelo bissemanário ao longo da semana aponta que a maioria dos leitores já teve ou conhece alguém que contraiu dengue. Em Tatuí, a doença acometeu 464 pessoas, conforme dados divulgados pela Prefeitura.

A pesquisa aberta na tarde de sábado, 13, mostra que 83% dos leitores já contraíram dengue ou conhecem pessoas que tiveram a doença. Conforme o resultado, apenas 17% declararam que “não” tiveram dengue ou conhecem alguém que a contraíram.

O questionamento é realizado semanalmente pelo bissemanário. Ele tem como tema assuntos de relevância e, impreterivelmente, abordados em reportagens. A pesquisa é respondida em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). Ela é aberta a participação de assinantes e não assinantes dos veículos impresso e online do bissemanário.

Os leitores podem interagir escolhendo opções de respostas e verificando a votação parcial. A participação é encerrada toda sexta-feira de cada semana, com resultado final divulgado nas edições impressas que circulam no domingo seguinte.

Em Tatuí, além da queda, a dengue não atingiu o patamar de 1.100 casos confirmados, conforme havia sido informado em março deste ano pela Secretaria Municipal da Saúde.

Entretanto, as autoridades mencionaram que a população não pode deixar de adotar medidas preventivas. Entre elas, o descarte de materiais recicláveis que podem acumular ovos do mosquito transmissor, Aedes aegypti.

A enquete desta semana traz como tema a saúde, assunto debatido na 5ª edição da Conferência Municipal realizada em Tatuí na manhã de sexta-feira, 19, no anfiteatro “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”, na vila Primavera.

O evento teve como objetivo mobilizar a população a avaliar a situação da saúde no município e elaborar propostas de melhorias. Além disso, elegeu delegados que representarão a cidade em conferência regional no mês que vem.

Dentro desse contexto, o jornal pergunta: “Em sua opinião, qual setor da Saúde do município precisa de atenção especial?”. As respostas são “atenção básica (unidades básicas de saúde)”, “pronto-socorro”, “Cemem”, “farmácia municipal”, “laboratório municipal” ou “unidades de pronto atendimento”.

A votação começa na tarde deste sábado, 20, encerrando até o próximo dia 25. O resultado final da enquete será publicado na edição do último domingo de junho, dia 28.