81% dos leitores do jornal evitam o desperdí­cio de água na cidade





A maioria da população, conforme pede a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico), tem o hábito de evitar o desperdício de água. É o que aponta resultado da enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso, por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

O bissemanário questionou se os leitores têm o hábito de evitar o desperdício de água. A pesquisa permaneceu no site de sábado, 8, até a tarde de sexta-feira, 14.

O resultado apontou que 81% dos internautas procuram evitar o desperdício de água. Os outros 19% não costumam ter esse comportamento.

A enquete foi ao ar devido a reportagem sobre água na cidade. Embora Tatuí esteja fora do mapa de cidades brasileiras que apresentam risco de desabastecimento, a Sabesp ressaltou a importância de racionar água, medida importante para economia nas despesas e para a preservação.

A preocupação com a possível falta de água no município surgiu devido ao período de estiagem que a região vem passando. A gestora de comunicação da Sabesp, Maria Angélica dos Santos Galvani, afirmou que a companhia está buscando, “a cada dia, as melhores alternativas para o enfrentamento da ‘severa estiagem’”.

De acordo com Maria, embora a cidade não corra o risco de sofrer desabastecimento de água, o panorama não está entre os melhores. Em nota, a companhia também afirmou que a “situação impõe aos sistemas de abastecimento uma condição de extrema atenção e delicada operação”.

Nesta próxima semana, a enquete aborda a segurança pública. Nesta semana, alguns moradores chegaram a protestar, via redes sociais e por veículos de comunicação, contra o fechamento de algumas bases da GCM durante um período do dia.

Segundo o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, os espaços comunitários da Guarda Civil Municipal seguem abertos. Porém, em momentos de ronda, os guardas precisam fechar as bases, pois eles não devem permanecer somente no local (reportagem nesta edição).

Manu garante que nada mudou e que os espaços ficam fechados somente durante uma parte do dia. O prefeito acredita que a mudança causou melhoria na segurança e ajudou na diminuição da criminalidade.

Com base nisto, o jornal pergunta: “Você se sente seguro em Tatuí?”. A enquete, com respostas “sim” e “não”, estará no site a partir da tarde deste sábado, 15.

O encerramento da questão será na tarde de sexta-feira, 21, com a publicação do resultado na edição do próximo domingo, 23.