Falta de vagas, de qualificação e alta concorrência estão entre os fatores que podem dificultar a conquista por uma vaga de trabalho. Em Tatuí, conforme resultado de enquete virtual promovida pelo jornal O Progresso, esses tópicos registram percentuais bastante acentuados.
Para os leitores que participaram do levantamento realizado entre os dias 19 e 26, o maior empecilho está na ausência de oportunidades. A enquete virtual apontou que 80% dos leitores não conseguem arranjar emprego por falta de vagas.
Dos 20% restantes, a maioria (11%) disse que não ter qualificação é o maior empecilho. Os outros 9% avaliaram que a “alta concorrência” atrapalha mais.
A pesquisa registrou participação de leitores por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br) durante uma semana.
Nesta semana, a enquete trata de abandono de crianças. Este é, também, assunto de reportagem feita com o Conselho Tutelar (publicada nesta edição).
O órgão informou que são registradas perto de 25 ocorrências de abandono por mês. Nesse período, o conselho costuma receber 120 comunicações de casos de crianças deixadas a sós em casa. Em função do número, o jornal pergunta: “Qual destes fatores contribui para o aumento do número de abandono de incapazes em Tatuí?”.
As respostas são: “falta de consciência”, “falta de responsabilidade” e “desleixo de pais e responsáveis”. A votação tem início neste sábado, 27, encerrando-se no próximo dia 2. O resultado será divulgado na edição do domingo, 4, de setembro.