7ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí tem ações em diversos setores

Atividades destacam potencial turístico da cidade (foto: AC Prefeitura)
Da redação

A 7ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí, iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, destacou a importância do setor para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

No dia 23, alunos da Emef “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo” participaram de mais uma edição do projeto Turismo Pedagógico, que alia educação, lazer e cultura em “um roteiro de descobertas”.

O grupo visitou o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo”, o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, a capela de São João do Bemfica, o Centro Hípico de Tatuí (CHT), o Conservatório e o Teatro “Procópio Ferreira”. O passeio terminou no Aeroclube de Tatuí.

A atividade contou com o apoio do ônibus turístico do Sítio do Carroção e foi enriquecida pela contadora de histórias Fernnanda Kézia e pela monitora do MIS Emilene Vieira Fiuza de Oliveira.

O Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes” sediou, no dia 24, a primeira audiência pública para atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDT). O encontro reuniu representantes do poder público, da sociedade civil, empreendedores do setor e os Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) e de Políticas Culturais (CMPC).

O objetivo foi dialogar sobre os próximos passos do turismo local, já que o plano vigente (2023-2025) passará por revisão para o período de 2026 a 2028, seguindo a legislação estadual que regulamenta as estâncias turísticas e os municípios de interesse turístico.
O encontro também marcou a entrega dos Selos de Qualidade Turística de Tatuí 2025 – Edição Especial “Bem Receber”, homenageando 50 produtores que participaram da 11ª Feira do Doce de Tatuí, reconhecendo a importância da hospitalidade tatuiana.

Já no dia 26, o Sítio do Carroção recebeu a reunião da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, dentro do 6º Encontro Municipal de Turismo de Tatuí, que contou com a participação especial do diretor regional do Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, Fernando Alonso, representando o secretário estadual Jorge Lima.

O encontro acentuou o crescimento do setor na região, que já contabiliza 4.172 ocupações formais ligadas ao turismo – aumento de 42% em relação a 2022.

Também foram discutidas as novas classificações do Mapa do Turismo Brasileiro, que enquadrou Tatuí, Boituva e Laranjal Paulista como “municípios turísticos”, além dos investimentos em andamento, como o Cacau Parque, empreendimento de grande porte previsto para a região.

Encerrando a programação, no dia 27, a Praça da Matriz foi palco da terceira edição do “Turismo na Praça”, que reuniu música, artesanato, gastronomia e manifestações artísticas.

A Orquestra Sinfônica de Tatuí (OST), exposições do Conservatório e da Fazenda Pingo D’Água, feira de artesanato, mostra de artistas plásticos locais e de carros antigos (Old Stop e Clube Antigomobilismo), doces tradicionais, exposição dos trabalhos de alunos do curso de turismo do Sindicato Rural e o estande do “Visite Tatuí” movimentaram o centro da cidade, “celebrando a identidade cultural tatuiana”.

“A 7ª Semana Municipal de Turismo mostrou, mais uma vez, que Tatuí possui uma vocação turística forte e diversificada. As ações voltadas à educação, ao planejamento estratégico, à integração regional e à promoção cultural reforçaram o papel do município como referência no interior paulista, unindo tradição, inovação e hospitalidade”, conclui a assessoria de comunicação do Executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui