78,94% dos eleitores de Tatuí­ votaram em Aécio Neves, diz TSE





 

 

A eleição de domingo passado, 26, que garantiu a reeleição de Dilma Rousseff, do PT, ao Palácio do Planalto não teve apoio significativo em Tatuí. Apenas um quarto do eleitorado digitou o “13” na urna eletrônica. Já o “45”, de Aécio Neves, foi a escolha da maioria dos tatuianos.

De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a petista recebeu 12.529 votos na cidade. O tucano foi a escolha de 46.952 eleitores. Esses números correspondem, respectivamente, a 21,06% e 78,94% dos votos válidos.

Entre as cidades da região sudoeste com mais de cem mil habitantes, Tatuí apresentou a maior diferença de votos para um candidato em detrimento a outro.

A diferença de votos para o PSDB foi maior no município até em comparação com a média estadual. Em todo o Estado de São Paulo, Aécio Neves foi a preferência de 64,31% do eleitorado, contra 35,69% de Dilma Rousseff.

Outro dado da eleição é que a candidata petista não venceu o tucano em nenhuma das 218 seções eleitorais do município.

O mesmo ocorreu no primeiro turno e, também, no segundo turno das eleições presidenciais de 2010, quando Dilma bateu José Serra, então candidato do PSDB à Presidência.

A diferença entre o segundo turno de 2010 para o deste ano é que a petista não obteve uma centena de votos em nenhuma das seções eleitorais. Dilma obteve média de 59,37 votos por seção, contra 236,76 de Aécio.

O maior número de votos direcionados à petista em um mesmo ponto de votação aconteceu na seção 152, localizada na Emef “Professora Magaly Azambuja de Toledo”, no Jardim Santa Rita. Nessa seção, a petista foi a preferência de 90 eleitores. Aécio recebeu 182 votos.

Tanto o maior colégio eleitoral do município, quanto o menor refletiram a diferença de votos que cada candidato recebeu no domingo.

A EE “Barão de Suruí” tem 20 seções eleitorais, local com maior número de pontos de votação da cidade. Somando o total de votos em todas as seções do colégio, o tucano foi a preferência de 4.417 eleitores, enquanto a petista obteve 998 votos. Já na seção 202, a menor do município, localizada no bairro dos Oliveiras, Aécio recebeu 89 votos e Dilma, 26.

“Pelo nosso Estado (de São Paulo) ser conservador, percebemos que Tatuí é o extrato desse conservadorismo. Mas, tem cidades aí que, embora tenhamos perdido, não foi com tanta margem como em Tatuí. Ficamos um pouco decepcionados”, confessou o presidente municipal do PT, Mário Luís Rodrigues da Costa (Marinho).

Já o vereador e presidente da Câmara Municipal, Oswaldo Laranjeira Filho (PT), afirmou à reportagem que ainda reflete sobre o tema, para chegar aos motivos que levaram a candidata do Partido dos Trabalhadores a ter recebido votação pequena no município.

“A cidade não é petista. Além do mais, a região sudoeste como um todo é bastante conservadora”, pontuou.

“Outro ponto que pode ter impactado na escolha do eleitorado local pelo candidato do PSDB foi que os grandes veículos de comunicação do país estiveram contra nós”, acrescentou Laranjeira.

Para ele, o baixo desempenho de Dilma Rousseff frente ao eleitorado de Tatuí significa, também, que a oposição teve mais habilidade no “trato com a mídia local”, sobretudo em relação às emissoras de rádio, que estariam “ideologicamente ligadas à oposição”.

Sobre esse ponto, o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB), principal liderança dos oposicionistas no município, discorda. Para ele, foram os petistas que “falharam no trato com as rádios locais”.

“Essa informação não procede. Os microfones das rádios estiveram sempre abertos a todos. Eles poderiam ter usado esse mecanismo, se quisessem, mas não deram valor a esse tipo de mídia. Tanto que, sempre que uma liderança do PT vem à cidade, consegue espaço na rádio local. Essa foi uma falha deles”, avaliou.

Para ele, dois pontos explicam a baixa votação que Dilma Rousseff recebeu em Tatuí. O primeiro seria a insatisfação do eleitorado local, que quer mudanças nas políticas federais apresentadas ao Estado de São Paulo e à região. Outro ponto seria a ligação histórica da cidade com o PSDB.

“A tendência, no município, desde o período FHC (Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente), é que o PSDB sempre teve votação expressiva em Tatuí. A cidade mostra, ao longo dos anos, que confia nas propostas apresentadas pelo partido”.

Para o tucano, a campanha dele a deputado estadual também ajudou a inflar os votos que Aécio Neves recebeu no município. Gonzaga foi o deputado local mais votado em Tatuí. Ele obteve apoio de 56,86% dos 64,2 mil eleitores que votaram no primeiro turno. “Fizemos campanha explícita para o Aécio. Isso surtiu efeito”, acrescentou.

O número de votos direcionados a Aécio Neves e o sentido de “antipetismo” no Estado de São Paulo e em Tatuí pode fazer com que as lideranças locais do PT passem a criar iniciativas para mudar a imagem da sigla no município.

De acordo com Laranjeira, ele pretende reunir-se com outros nomes do partido para atuarem pelo futuro do PT local. Entre as iniciativas que podem colaborar, estão propostas apresentadas pelo vice-prefeito Vicente Aparecido Menezes (Vicentão – PT).

Uma delas seria usar o diretório municipal, localizado à rua José Ortiz de Camargo, 483, para debater propostas.

“Vamos investir em formação política. Queremos trazer novas lideranças, abrir o partido para a sociedade tatuiana. Queremos fazer debates abertos e internos sobre temas importantes, como reforma política, segurança pública e novos investimentos que o governo vai fazer aqui na área psicossocial”, adiantou.

Poupatempo e Detran.SP não têm expedientes neste sábado

A unidade de Tatuí do Poupatempo não funcionará neste sábado, 1º, por conta das comemorações ao Dia do Servidor Público. A data oficial, celebrada em 28 de outubro, foi transferida pelo governo do Estado de terça para a sexta-feira, 31, quando os 60 postos espalhados por São Paulo também não funcionaram.

Pelo mesmo motivo, a unidade do Detran.SP que funciona dentro do Poupatempo de Tatuí não prestará atendimento neste sábado – o mesmo vale para o Estado. Já os postos do Acessa São Paulo – que no município atende em três endereços – seguirão o expediente das prefeituras em que estão instalados.