73% checam a procedência da carne na hora que compram





Verificar a procedência dos alimentos adquiridos é uma recomendação tanto de órgãos de proteção ao consumidor como de entidades ligadas à higiene sanitária. Em Tatuí é um hábito adotado por 73% das pessoas que responderam enquete promovida pelo jornal O Progresso no decorrer de uma semana.

A pesquisa semanal é realizada por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). Instituída em 2005, ela tem como objetivo mensurar a opinião de leitores do bissemanário sobre temas de interesse geral.

Caso da pergunta veiculada no site e aberta à votação para assinantes e não assinantes. Na manhã de sábado, 17, o jornal perguntou aos leitores se eles costumam checar a procedência da carne que compram. A maioria deles (73%) respondeu “sim”, pois adquirem o produto apenas em locais onde confiam.

Por outro lado, 27% dos participantes escolheram a opção “não”. Eles informaram que compram peças de carne “onde o preço está mais em conta”.

A pergunta recebeu votos até a tarde de sexta-feira, 23, tendo sido baseada em reportagem publicada por O Progresso. Na semana passada, policiais militares e agentes da Vigilância Sanitária apreenderam 478 quilos de carne bovina imprópria para o consumo, que seriam distribuídos de forma clandestina.

Para esta semana, o bissemanário propõe pergunta relacionada a sabatina com os candidatos a prefeito. Neste domingo, 25, o jornal concluiu a série de entrevistas com os concorrentes à Prefeitura.

O objetivo é garantir aos eleitores informações que auxiliem na votação. As eleições acontecem no domingo, 2. Neste sentido, o jornal questiona: “Você já escolheu seus candidatos à Câmara e à Prefeitura?”.

Os participantes poderão responder a questão com: “sim, já fiz minha escolha”, “não, ainda estou indeciso”, “não, votarei em branco/nulo” e “não pretendo comparecer à votação”.

A enquete será aberta na manhã deste sábado, 24, com votação até a tarde de sexta-feira, 30. O resultado final será divulgado na edição do dia 2 de outubro, com resultados parciais obtidos por meio da página principal do jornal na internet.