Os cuidados com a aparência fomentam, de um modo geral, um mercado que não para. Mesmo diante da recessão financeira do país, clínicas de estética e que realizam cirurgias plásticas continuam a registrar movimento de pacientes.
Reflexos disso podem ser vistos na série de reportagens elaborada pelo jornal O Progresso e em enquete semanal promovida pelo bissemanário. A pesquisa questionou os leitores a respeito do grau de importância dado para a aparência.
Mais da metade dos participantes respondeu que modera os cuidados sobre a apresentação pessoal. De acordo com o resultado, 64% dos leitores que votaram na enquete entre os dias 6 e 12 informaram que mantêm “cuidados moderados”.
Outros 21% são bem mais criteriosos com relação aos cuidados. Eles responderam que dão muita importância à aparência. Em contrapartida, 15% dos participantes disseram não dar “muita importância” para a questão.
Ainda que não científico, o resultado é uma amostra de como as pessoas estão, cada vez mais, voltando suas atenções para a aparência. Os cuidados incluem tratamentos estéticos, feitos em clínicas, dermatológicos e intervenções cirúrgicas.
Nesta semana, o jornal traz como tema a saúde por conta de parceria que vai levar ao Jardim Gramado o “odontomóvel” da Ford. O veículo transformado em consultório móvel vai oferecer tratamento gratuito para os moradores do bairro.
Dentro desse assunto, o jornal apresenta a questão: “Com que frequência você vai ao dentista?”. As opções de resposta são: “anualmente”, “duas vezes ao ano” e “somente quanto tenho algum problema”.
A votação tem início na manhã deste sábado, 13, com encerramento na tarde de sexta-feira, 19. O resultado será divulgado na edição do próximo domingo, 21.