Pesquisa realizada pelo jornal O Progresso apontou que 67% dos leitores, que votaram na enquete disponibilizada no site www.oprogressodetatui.com.br, avaliam o trânsito local como “péssimo”.
A votação teve início na tarde de sábado, 22, e foi encerrada na sexta-feira, 28. O questionamento era: “Como você avalia o trânsito em Tatuí?”, com cinco opções de resposta.
A alternativa “péssima” ficou em primeiro lugar, seguida de “ruim”, com 21%, “regular”, 9%, “bom”, 2%, e “ótimo”, 1%.
A enquete sobre o trânsito foi feita a partir de reportagem publicada no domingo, 23, sobre mudanças de sentido em ruas, das vilas Doutor Laurindo e Esperança.
As ruas Prefeito Antônio Tricta Junior e Cecílio Boneder deixaram de ser de mão dupla, para “dar mais segurança e mobilidade”, conforme o diretor de Trânsito e Transporte da Prefeitura, Francisco Antônio de Souza Fernandes, Quincas.
Conforme Quincas, as ruas eram muito estreitas e não estavam suportando o trânsito pesado, devido à entrada e saída de alunos que estudam em escolas localizadas nesses locais.
Devido à inauguração de um colégio na rua Prefeito Antônio Tricta Junior, o movimento de carros aumentou bastante na vila Doutor Laurindo e a solução do departamento foi a mudança para mão única, no sentido centro-bairro.
A rua Cecílio Boneder também virou mão-única, no sentido centro-bairro, pois também há uma escola no local.
De acordo com o diretor, as alterações foram fruto de interação entre o Departamento Municipal de Trânsito e a população. “Construímos coletivamente estas mudanças, unindo poder público e sociedade”, ressaltou Quincas.
Para esta edição, a enquete aborda o tema saúde, por conta da dengue. Tatuí está entre os municípios com baixo IIP (Índice de Infestação Predial).
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue registrou queda de 80% no primeiro bimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2013.
Conforme o Liraa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) – Mapa da Dengue, de 1.459 municípios brasileiro avaliados, 413 estão em situação satisfatória, e Tatuí é um desses, com IIP em 0,8.
Mesmo em situações satisfatórias, é importante se prevenir. O ministro Arthur Chioro ressalta a importância de manter o alerta.
“Nós não podemos ‘baixar a guarda’. Não é porque estamos conseguindo, ainda que parcialmente, um excelente resultado em relação à dengue, que deixaremos de nos preocupar nos próximos meses ou anos”.
Baseado nisso, o jornal questiona: “Em sua opinião, as ações de combate à dengue estão sendo eficazes?”. Os leitores podem responder com: “sim” ou “não”.
A enquete permanecerá no site do jornal a partir de sábado, 29, até a tarde de sexta-feira, 4. O resultado será publicado na próxima edição de domingo, 6.