Da redação
A pesquisa promovida pelo jornal O Progresso de Tatuí nesta semana indicou que 61% dos leitores acreditam que a flexibilização de posse de armas de fogo deve ser revista. Já entre os participantes, 39% disseram “não”.
A questão figurou a pesquisa porque o jornal trouxe como assunto as apreensões de armas de fogo em Tatuí, que cresceram 200% somente em setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A informação integra balanço sobre os crimes no estado, divulgado no dia 28 de outubro, pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Segundo levantamento realizado pelo órgão, no nono mês deste ano, três ocorrências de porte de arma de fogo acabaram registradas em Tatuí; em setembro de 2021, houve apenas uma.
Para esta semana, o jornal traz como assunto a campanha “Novembro Azul”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem realizado diversas atividades neste mês em busca da prevenção do câncer de próstata (reportagem nesta edição).
A programação conta com ações educativas voltadas ao público masculino, como palestras, rodas de conversa e atendimentos médico e psicológico, além de solicitação e coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), nas 18 unidades básicas de saúde (UBSs) e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs). Os homens interessados em participar das ações devem procurar o posto de saúde mais próximo da residência.
Assim, a enquete pergunta: “Em sua opinião, o exame de toque retal ainda é um tabu entre os homens?”. As respostas são “sim” ou “não”. A votação acontece no portal de notícias do jornal (www.oprogressodetatui.com.br).