61% concordam em trocar radar por câmeras, diz enquete virtual

Mais da metade dos participantes da enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso concorda com a substituição de radares por câmeras de segurança. A pesquisa organizada pelo bissemanário recebeu votos entre a manhã de sábado, 26 de agosto, até as 16h30 de sexta-feira, 1o de setembro.

Ela teve como base reportagem publicada na edição do fim de semana passado. Na ocasião, o secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana negou a intenção de o município instalar radares de velocidade na cidade.

José Roberto Xavier da Silva desmentiu informações sobre eventual intenção de a Prefeitura retomar a aplicação de multas por meio de radares. Ele esclareceu que a empresa responsável pelos equipamentos procedeu a remoção deles. Eles foram retirados no mês passado e integravam a cerca eletrônica.

Também à reportagem, Xavier afirmou que a Prefeitura dará preferência para o sistema de vigilância por câmeras de segurança. Com base nisso, o jornal perguntou aos leitores se eles concordavam com a substituição do sistema.

O resultado aponta que 61% concordam com a medida. Outros 30% dos participantes responderam que “a cidade pode ter os dois sistemas” e 9% “discordaram”.

Os votos são computados via “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). Por meio do endereço eletrônico, os leitores têm acesso às parciais da enquete e a opinar sobre nova pergunta desta semana.

Desta vez, o bissemanário propõe discussão sobre a criação de um “calçadão” na rua Prudente de Moraes. O tema foi levantado pela nova diretoria da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, que apresentou a Xavier um pedido de fase de testes (reportagem nesta edição).

A proposta é de permitir somente a circulação de pedestres no trecho que compreende o largo do Mercado Municipal até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Os veículos poderiam circular somente no horário das 18h às 9h.

O pedido será analisado pelo secretário, a partir de reuniões com os representantes da associação, moradores da rua Prudente de Moraes e entorno e técnicos do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes).

A respeito do assunto, o jornal questiona: “Você aprova a criação de um calçadão na rua Prudente de Moraes, no trecho entre o Mercado Municipal e a Igreja Matriz?”. As respostas “sim” e “não” serão recebidas até o próximo dia 8. O resultado da enquete será divulgado na edição do domingo, 10.