60% realizaram ‘check-up’ pelo menos uma vez, aponta enquete





Tema de feira realizada no município no último domingo do mês passado, dia 31, pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, a saúde também se tornou assunto de enquete virtual promovida pelo jornal O Progresso. Por conta do evento, o bissemanário questionou se os leitores “alguma vez realizaram check-up”.

Trata-se de uma bateria de exames para detectar doenças de modo preventivo. A questão levada “ao ar” na tarde do dia 23 de maio permaneceu aberta à participação popular por duas semanas. O prazo foi estendido pelo jornal por conta da não circulação da edição do fim de semana passado.

O Progresso encerrou participação no questionamento online na manhã de sexta-feira, 5. Realizada desde 2005, a enquete virtual é aberta a leitores assinantes e não assinantes dos veículos impresso e digital da empresa de comunicação.

Em geral, a pesquisa traz um tema diferente por semana, com votação por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). No endereço eletrônico, os participantes podem consultar parcial da votação. O resultado final é sempre divulgado na edição impressa, em edição que circula aos domingos.

O resultado desta semana aponta que a maioria das pessoas já realizou uma bateria de exames pelo menos uma vez para detectar doenças. Conforme a enquete, 60% dos leitores responderam “sim” à questão. Em contrapartida, quase metade dos participantes, 40% deles, escolheu a opção “não” como resposta.

A pesquisa virtual mensura a opinião dos leitores a respeito de temas relevantes. Na primeira edição deste mês, ela propõe discussão a respeito da redução da maioridade penal, que está sendo discutida pela Câmara dos Deputados.

Em Tatuí, o assunto está relacionado à realização de dois eventos em simultâneo, no fim do mês passado. No dia 28 de maio, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) organizou a 6a Conferência Lúdica e a 10a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As reuniões aconteceram no Lar Donato Flores, com participação de representantes de instituições do município, autoridades e o público atendido por entidades. Elas tiveram como tema os direitos humanos da criança e do adolescente e resultaram em discussão para a fase de elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Dentro desse contexto, o jornal pergunta: “Você é a favor da redução da maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos de idade?”. As respostas “sim” e “não” podem ser escolhidas a partir da tarde deste sábado, 6. A votação segue até a próxima sexta-feira, 12, com resultado divulgado no dia 14.