57ª Semana da Música é celebrada com concertos no ‘Procópio Ferreira’

1237
Banda Sinfônica do Conservatório participa de concerto especial no Dia da Música (foto: AI Conservatório)

Quatro concertos nos próximos dias marcam a parte final da 57ª Semana da Música no Conservatório de Tatuí. As apresentações no teatro “Procópio Ferreira” incluem a Banda Sinfônica, Grupo de Percussão, Coro Sinfônico e Orquestra Sinfônica. Todos os grupos se apresentam às 20h com ingressos a R$ 12 (com meia-entrada a R$ 6).

Considerada uma das atividades mais importantes do calendário escolar, a Semana da Música foi criada em 1960 pela professora Yollanda Rigonelli, uma das diretoras da escola na época, como forma de destacar alunos solistas do Conservatório. A ideia era dar oportunidade para que os estudantes exibissem a evolução do estudo, além de reunir alguns convidados ilustres.

É o evento mais longevo da instituição, realizado anualmente na semana do dia 22 de novembro – Dia do Músico e Dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos.

No Dia do Músico, hoje, um concerto especial, reunindo a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a Banda Sinfônica da Escola Municipal de Música de São Paulo. Cerca de 120 instrumentistas participam da apresentação com regência do maestro Dario Sotelo (leia mais sobre o concerto na página 7 desta edição).

Percussão

O concerto da quinta-feira, 23, será com o Grupo de Percussão do Conservatório, coordenado por Luis Marcos Caldana. O concerto começará com a obra “Sinfonia para seis em quatro movimentos”, do norte-americano Robert Russell. Depois, quatro peças de Jared Spears, também dos Estados Unidos: “Windstone Suite I e II”, “Dança do Zangão III”, “Canções distantes e encantamentos IV” e “Visões e Júbilos”.

Na parte final do concerto, o Grupo de Percussão se apresentará com solistas. Primeiro, Ana Luiza Cassarotte tocando marimba na obra “Dragoon”, de Lynn Glassock. Em seguida, Renan Dias fará o solo na obra “Concerto para marimba e grupo de percussão”, de Ney Rosauro. A peça será apresentada em quatro movimentos: Saudação / Lamento / Dança / Despedida. No encerramento, “Concerto para bateria e grupo de percussão”, de David Mancini, com solo de Guilherme Correa.

Coro

Com regência de Robson Gonçalves Pinto, o Coro Sinfônico do Conservatório faz o concerto da sexta-feira, 24. O grupo reapresenta trechos de dois repertórios que fizeram sucesso na temporada 2017.

Na primeira parte, “Missa Festiva”, de John Leavitt. A obra foi apresentada pelo Coro Sinfônico no dia 20 de outubro. Desta vez, serão executadas as peças “Kyrie”, “Gloria”, “Credo”, “Festival Sanctus” e “Agnus Dei”.

Coro Sinfônico apresenta dois repertórios de sucesso: ‘Missa Festiva’ e ‘Os Miseráveis’ (foto: AI Conservatório)

Do primeiro semestre serão reapresentadas algumas das melhores canções do consagrado musical “Os Miseráveis”, de Victor Hugo e Claude-Michel Schonberg.

São elas: “I dreamed a dream” e “Fantine”, com solo da mezzo-soprano Luiza Girnos; “Stars” e “Javert”, com solo do barítono Andre Segolin; “Heart full of love” e “Eponine, Cosette, Marius”, novamente com solo de Luiza Girnos junto com a soprano Merlise Moreira e o tenor Willian Manoel; “Bring him home” e “Jean Valjean”, com solo do tenor Cleber Lima; “Cafe Song” e “Marius”, com solo do tenor Wilian Manoel”; “On my own” e “Eponine”, com outro solo de Pamela Martins; e o encerramento com “Epilogue Chorus”.

Orquestra

O encerramento da 57ª Semana da Música será no sábado, 25, com o concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório. O repertório a ser executado pelo grupo do maestro João Maurício Galindo ainda não foi divulgado pela instituição.