56º Torneio Aberto Cruzeiro do Sul soma 293 inscritos e inicia no dia 24





A Semes (Secretaria Municipal de Esportes) de Sorocaba contabilizou a inscrição de 293 equipes na 56ª edição do “Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul”. O popular “Cruzeirão” registrou maior número de times na categoria principal.

O evento desportivo tem início no próximo dia 24, última terça-feira do mês, com participação da equipe Futsal Brasil Kirin, do craque Falcão (Alessandro Rosa Vieira). A abertura contará, ainda, com duas atrações ainda não confirmadas. Ela acontece no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”.

Considerado o mais tradicional torneio da região de Sorocaba, o “Cruzeirão” reúne 49 times a mais neste ano que no ano passado. Em 2014, o evento contabilizou 244 equipes, sendo três deles representantes de Tatuí. Neste ano, a organização ainda não divulgou a lista das agremiações participantes.

A Semes informou o número de inscrições no início da semana passada. A pasta sorocabana contabilizou as equipes que usaram meio eletrônico para garantir participação. Os times puderam se inscrever por e-mail, canal que aceitou preenchimento de ficha até a meia-noite de sexta-feira, 5 (quando o processo terminou).

Do total das equipes, 210 brigarão pelo título na categoria principal. A veterana reúne 27 times; a superveterana, 24; a quarentão, 18; e a feminina, 14 equipes.

Conforme regulamento, a principal é disputada por atletas nascidos até 1998; a veterana, por nascidos em 1981 e anos anteriores; a quarentão, por jogadores nascidos até 1975; a superveterana, por nascidos em 1970 e anos anteriores; e, a feminina, para jogadoras que tenham nascido em 1998 e anos anteriores.

A organização deverá divulgar o resultado dos sorteios das chaves e os primeiros jogos nesta semana. Também divulgará os nomes das equipes participantes.

O evento tem como objetivos promover intercâmbio esportivo entre as equipes de Sorocaba e da região, bem como contribuir para a formação de uma filosofia esportiva baseada na seriedade, além de contribuir para o desenvolvimento técnico e tático do futsal. Ele é realizado pela Prefeitura de Sorocaba.

Neste ano, o torneio será disputado por equipes de Sorocaba e região em cinco categorias. As pelejas de futsal acontecem em quadras sorocabanas entre times formados por homens e por mulheres. Na masculina, haverá disputa de troféus nas categorias principal, veterana, quarentão e superveterana. Na feminina, a competição contará com equipes em categoria única.

A categoria principal masculina será formada por oito chaves. Elas serão denominadas de A, B, C, D, E, F, G e H. As vencedoras em suas respectivas chaves comporão um novo grupo, que disputará as quartas de final.

Os jogos serão norteados pelas regras oficiais, adotadas pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). Eles acontecerão, preferencialmente, à noite, de segunda a sexta-feira, e, excepcionalmente, em qualquer dia e horário, de acordo com a tabela oficial divulgada pela secretaria.

Serão premiadas as equipes campeãs e vice-campeãs de cada categoria e classe com troféus e medalhas personalizadas. Também haverá entrega de prêmios ao artilheiro e goleiro menos vazado. A equipe mais disciplinada da temporada 2015 será contemplada com o Troféu Fair Play “Célio Trillo Guerra”.

A 56a edição da competição institui, ainda, os troféus especiais “Panhó”, “Néco”, “Ize”, “Noely” e “Campineiro”. Eles estarão em disputa respectivamente, na classe masculina, categorias principal, veterana, quarentão e superveterana.

As equipes da classe feminina (categoria única) concorrerão a troféus que prestam homenagens aos esportistas “Rubens Peres Martins” – Panhó; “Manoel de Souza Oliveira” – Néco; “Moacir Volpe Filho – Ize”; “Dr. Noely Monteiro” – Noely; e “Nilton Correia da Costa Jr.” – Campineiro; que “contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do Futsal em Sorocaba”.

Pelo 21o ano consecutivo, a organização colocará em disputa na categoria principal o troféu de posse transitória denominado “Fundação Ubaldino do Amaral”. A premiação poderá tornar-se “de posse definitiva” da equipe que obtiver três conquistas consecutivas no evento desportivo ou cinco alternadas.

Em 2014, Tatuí contou com três equipes na competição sorocabana. O município esteve representado pelo Ivoal Direção Hidráulica e o Real Madri, na masculina principal, e pela equipe da Prefeitura, na classe feminina.

Os três times não conseguiram avançar na competição, despedindo-se em março.