56º Cruzeirão recebe inscrições em cinco categorias até próximo dia 6





Promover intercâmbio esportivo entre as equipes de Sorocaba e da região, bem como contribuir para a formação de uma filosofia esportiva baseada na seriedade, além de contribuir para o desenvolvimento técnico e tático do futsal. Esses são os objetivos da 56a edição do Torneio Aberto de Futsal “Cruzeiro do Sul”.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semes (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), da mesma cidade, a competição está com inscrições abertas. Os times interessados têm até o próximo dia 6 de fevereiro para preencher ficha, pagar taxa no valor de R$ 70 para garantir um lugar.

Neste ano, o torneio reunirá equipes de Sorocaba e região em cinco categorias. As pelejas de futsal acontecem em quadras sorocabanas entre times formados por homens e por mulheres. Na masculina, haverá disputa de troféus nas categorias principal, veterana, quarentão e superveterana. Na feminina, a competição contará com equipes em disputa somente em categoria única.

Conforme regulamento, a categoria principal será disputada por atletas nascidos em 1998 e anos anteriores; a veterana é aberta a jogadores nascidos até 1981; a quarentão por nascidos até 1975; e na superveterana, até 1970. Na categoria única (feminina) as atletas devem ser nascidas até o ano de 1998.

Para participar, as equipes deverão formalizar inscrições até a data de encerramento. As inscrições começaram no dia 5 deste mês. Elas devem, ainda, pagar taxa a ser usada a título simbólico de ressarcimento de despesas. O valor será destinado ao Fadas (Fundo de Apoio ao Desporto Amador).

O recolhimento da taxa deve ser feito por meio de depósito na conta corrente 02360-9, agência 5865 (Palácio dos Tropeiros/Sorocaba), do banco Itaú. A inscrição só será efetivada mediante apresentação do recibo de pagamento.

São aceitas inscrições na Semes, à avenida Eugênio Salerno, 140, 1o andar, no centro de Sorocaba; e no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, à rua José Martins, sem número, na vila Hortência. Neste último, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quem preferir pode efetivar a inscrição pela internet. O processo é realizado pelo e-mail cruzeirão@sorocaba.sp.gov.br para o qual devem ser enviadas a ficha de inscrição preenchida e o comprovante do depósito bancário identificado. É necessário constar nome da equipe, cidade de origem e categoria.

O pagamento deve ser feito para cada inscrição – em mais de uma categoria. Pelo meio eletrônico, é preciso ainda confirmar o recebimento pelo telefone (15) 3339-9245. A organização destaca que não haverá devolução da taxa caso a inscrição não seja efetivada por conta de não confirmação.

Até esta semana, o congresso técnico do Cruzeirão 2015 ainda não tinha data para acontecer. Segundo o regulamento, a reunião acontecerá em data, horário e local a ser definido pela Semes e divulgado posteriormente em boletim oficial.

Na ocasião, a secretaria sorocabana realizará sorteio das equipes para emparceiramento nas chaves e formação dos grupos. Os sorteios poderão ser dirigidos, conforme critério da Semes. Nesse caso, o objetivo é “uma melhor distribuição de equipes de outras cidades ou que representem uma mesma entidade na formação dos grupos”.

A categoria principal masculina será formada por oito chaves. Elas serão denominadas de A, B, C, D, E, F, G e H. As vencedoras em suas respectivas chaves comporão um novo grupo, que disputará as quartas de final.

Os jogos serão norteados pelas regras oficiais, adotadas pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). Eles acontecerão, preferencialmente, à noite, de segunda a sexta-feira, e, excepcionalmente, em qualquer dia e horário, de acordo com a tabela oficial divulgada pela secretaria.

Serão premiadas as equipes campeãs e vice-campeãs de cada categoria e classe com troféus e medalhas personalizadas. Também haverá entrega de prêmios ao artilheiro e goleiro menos vazado. A equipe mais disciplinada da temporada 2015 será contemplada com o Troféu Fair Play “Célio Trillo Guerra”.

A 56ª edição da competição institui, ainda, os troféus especiais “Panhó”, “Néco”, “Ize”, “Noely” e “Campineiro”. Eles estarão em disputa respectivamente, na classe masculina, categorias principal, veterana, quarentão e superveterana.

As equipes da classe feminina (categoria única) concorrerão a troféus que prestam homenagens aos esportistas “Rubens Peres Martins” – Panhó; “Manoel de Souza Oliveira” – Néco; “Moacir Volpe Filho – Ize”; “Dr. Noely Monteiro” – Noely; e “Nilton Correia da Costa Jr.” – Campineiro; que “contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do Futsal em Sorocaba”.

Pelo 21º ano consecutivo, a organização colocará em disputa na categoria principal o troféu de posse transitória denominado “Fundação Ubaldino do Amaral”. A premiação poderá tornar-se “de posse definitiva” da equipe que obtiver três conquistas consecutivas no evento desportivo ou cinco alternadas.

Em 2014, Tatuí contou com três equipes na competição sorocabana. O município esteve representado pelo Ivoal Direção Hidráulica e o Real Madri, na masculina principal, e pela equipe da Prefeitura, na classe feminina.

Os três times não conseguiram avançar na competição, despedindo-se em março.