O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí abre, nesta segunda-feira, 16, a 55ª Semana da Música, o mais longevo evento da instituição.
A iniciativa, criada para permitir que alunos e professores apresentem publicamente o resultado dos estudos ao longo do ano, contará com oito apresentações e terminará no dia 22, data celebrada como o Dia da Música.
Os concertos são sempre às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415), com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada). A exceção é o recital agendado para as 11h do dia 22, que terá entrada franca.
O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí iniciou as atividades no ano de 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos 16 a 18.
É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta com a participação de músicos convidados, conforme o programa a ser apresentado.
Dentre seus objetivos, está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tanto, busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos daqueles períodos.
Nesta apresentação especial, o grupo terá a coordenadora Selma Marino e a aluna Pamela Lopes na flauta doce; Ivan Roberto de O. Junior no alaúde e guitarra barroca; Jaqueline Abasto Macias na viola da gamba; e Maria Eugênia Sacco ao cravo.
Participam como convidados os alunos Viviane Cilene Sant’Ana (soprano), Luiza Girnos (contralto), Tiago Gonçalves Camargo (tenor), Bruno José Moreti (barítono) e José Renato Gonçalves (cravo). Também participam, como convidados especiais: Dagma Eid (vihuela e guitarra barroca) e Jeferson de Oliveira (percussão).
Big Band
A Semana da Música tem continuidade no dia 17, com apresentação da Big Band do Conservatório de Tatuí.
O grupo recebe 14 convidados especiais. Atuam como solistas especialmente convidados os alunos Caio Henrique Silva (trompete), Caio Riberti (bateria), Conrado Oliveira (trombone), Gustavo Villas Boas (trompete), Igor Riberti (sax tenor), Lucy B (voz), Luis Gustavo Reis Rodrigues (guitarra), Rodrigo Parente (sax tenor), Silas Tin de Souza (contrabaixo) e Vinnie Ray Sanches Barrenechea (clarinete).
Também participam como solistas os professores Diego Garbin (trompete), Rodrigo Marinonio (bateria), Alan Palma (trombone) e Fábio Leal (guitarra). A coordenação do grupo é de Celso Veagnoli. O repertório será composto por clássicos do jazz e da música brasileira.
A Big Band do Conservatório de Tatuí é um dos mais tradicionais grupos da instituição. É formado por professores e alunos-bolsistas e promove pesquisa de repertório popular.
Camerata
Na quarta-feira, 18, o destaque será a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Edson Lopes.
O programa do concerto conta com repertório variado, de compositores clássicos e contemporâneos, valorizando alunos solistas.
A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é “a representante máxima da excelência no ensino de violão clássico da instituição”, conforme ressaltado pela instituição.
As apresentações têm continuidade na quinta-feira, 19, quando a Orquestra Sinfônica recebe, como convidado especial, o pianista Renato Figueiredo. Na sexta-feira, 20, será a vez do Grupo de Percussão e, sábado, 21, da Banda Sinfônica.
O encerramento da Semana da Música será no dia 22, com apresentação do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Ainda no dia 22, às 11h, haverá recital de piano de Felipe de Souza, ex-aluno da instituição.