53% são a favor de multa para a regulamentação de coleta de lixo





Medida anunciada pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, em entrevista a O Progresso teve a aprovação da maioria dos leitores do bissemanário. A mostra da afirmação é o resultado de enquete virtual realizada ao longo da semana.

O questionamento registrou votos desde a tarde de sábado, 7, até a manhã de sexta-feira, 13. Ele teve como tema a multa que a Prefeitura deverá cobrar de cidadãos, caçambeiros e até da empresa contratada por licitação para a coleta caso dispensem lixos de maneira inadequada nas vias públicas.

Neste mês, o prefeito afirmou que a medida visa melhorar as condições de limpeza do município. A fiscalização ficará a cargo de funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura e guardas civis municipais.

Conforme o prefeito, os agentes percorrerão a cidade para verificar se as pessoas estão dispensando lixo em dias, horários e locais inadequados. Também fiscalizarão empresas de coleta de entulho de construção civil e a Proposta Engenharia Ambiental, responsável pela coleta e destinação de lixo de Tatuí.

A ação teve a aprovação de pouco mais da metade dos participantes da enquete. No total, 53% dos leitores afirmaram ser favoráveis à multa que pode ser aplicada pela Prefeitura para regulamentar a coleta de lixo porque entendem que a medida “vai manter a cidade limpa”.

Outros 47% votaram em “não”, por entenderem que “o lixo pode ser levado por outras pessoas ou animais para os chamados pontos inadequados”. Desta forma, mesmo que a pessoa seguisse as recomendações, poderia ser multada.

A enquete virtual é realizada semanalmente como forma de mensurar a opinião dos leitores sobre assuntos de relevância. Ela versa sempre sobre temas relacionados a matérias publicadas pelo bissemanário e pode ser acessada por meio de “O Progresso Digital”. O endereço é www.oprogressodetatui.com.br.

Nesta semana, a pesquisa trata do trânsito, mais especificamente sobre o comportamento de motoristas que se envolvem em acidentes e fogem, sem prestar socorro. Neste mês, pelo menos quatro pessoas relataram ter sido vítimas.

Duas fugas ocorreram na região central da cidade e duas no Conjunto Habitacional “Orlando Lisboa de Almeida” – CDHU. Em um dos casos, uma mulher fraturou o tornozelo esquerdo e precisou ser socorrida pelos bombeiros.

A fuga e a omissão de socorro são crimes previstos em lei. Entretanto, dependem de identificação do suspeito para que haja punição. No município, os casos têm aumentado, conforme apontam boletins de ocorrência.

Por conta disso, o jornal pergunta: “Qual ação você considera fundamental para reduzir o número de acidentes em Tatuí?”. As respostas são: “maior fiscalização por parte de agentes de trânsito”, “monitoramento por câmeras”, “melhoria das condições de tráfego (sinalização e malha asfáltica)” e “mais rigidez na formação dos novos condutores”.

A questão pode ser respondida da tarde deste sábado, 14, até a próxima sexta-feira, 20. O resultado da enquete terá publicação na edição do próximo dia 22.