2º Festival de Música Amadeus em Tatuí tem início nesta quinta-feira

Junto ao Concurso Jovens Solistas, evento ocupa vários espaços culturais

Festival é direcionado aos estudantes de música do Instituto Cultural Amadeus (Foto: Átila Nogueira)
Da redação

Em comemoração aos dez anos de existência, o Instituto Cultural Amadeus, com apoio da prefeitura de Tatuí, realiza o 2º Festival de Música Amadeus, entre estes dias 26 e 30, e o 2º Concurso Jovens Solistas da Amadeus Orchestra, dia 30.

Com direção artística do maestro Luís Bernardo Trindade, o festival é direcionado aos estudantes de música do Instituto, “que são de regiões carentes e menos favorecidas da cidade e até do país e que nunca tiveram relação com o universo musical, para que tenham a oportunidade de ter contato com grandes artistas e professores da música erudita nacional e internacional”.

Neste ano, além do festival e do concurso, está acontecendo, até o dia 30, uma exposição gratuita de quadros da artista Narie Laila Simões de Almeida, que pode ser visitada das 10h às 21h, na Casa da Práxis, situada na rua Prudente de Morares, 684, centro.

O cronograma artístico do 2º Festival de Música Amadeus e do 2º Concurso Jovens Solistas da Amadeus Orchestra, nos quais as atividades são todas gratuitas, acontecem na Casa da Práxis, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” (praça Manoel Guedes, 98, centro) e no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes (rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena).

Neste dia 26, quinta-feira, na Casa da Práxis, às 10h10, houve apresentação do Instituto Cultural Amadeus, da direção artística do festival e de professores convidados; e, às 11h, o workshop “10 passos de um estudante de música e canto lírico”, com o maestro Luís Bernardo Trindade.

No palquinho da Casa da Práxis, das 14h às 17h, está programada masterclass de violão com o professor Tainã Marques de Souza; já no salão principal, das 14h às 17h, há masterclass de canto lírico com a professora Marilane Bousquet.

Na biblioteca do mesmo local, das 14h às 17h, acontece masterclass de violoncelo barroco e moderno com o professor João Guilherme; e no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, às 19h30, recital de abertura do festival com os professores do Instituto Cultural Amadeus.

Dia 27, sexta-feira, na Casa da Práxis, das 10h às 12h, tem palestra sobre “como o artista administra o seu dinheiro”, com Valdir Santiago; das 14h às 17h, masterclass de violoncelo com o professor João Guilherme; das 14h às 17h, masterclass de canto lírico com o maestro Luís Bernardo Trindade.]

Já das 14h às 17h, há masterclass de violão erudito com o professor Tainã Marques de Souza; às 17h10, ensaio do coro do festival; e no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, às 19h30, recital dos professores do festival.

Neste sábado, 28, na Casa da Práxis, das 8h30 às 10h, acontece ensaio do coro do festival; às 10h30, apresentação da ópera “Le Nozze di Fígaro”, de W. A. Mozart; e das 14h às 17h, masterclass de canto lírico com o professor Márcio Lima.

Já das 14h às 17h, ocorre masterclass de violoncelo com o professor João Guilherme; das 14h às 17h, masterclass de violão erudito com o professor Felipe Reis; às 18h, ensaio do Coral de Itu com alunos do Instituto Amadeus; e às 19h30, apresentação do Coral de Itu com alunos do mesmo instituto, com regência de Márcio Lima.

E neste domingo, 29, no CEU das Artes, das 8h30 às 12h, está agendado ensaio com os coros adulto e jovem com a orquestra e os solistas; na Casa da Práxis, das 14h às 17h, há masterclass de canto lírico com o maestro Luís Bernardo Trindade; e das 14h às 17h, masterclass de violoncelo com o professor João Guilherme.

Já das 14h às 17h, ocorre masterclass de violão com o professor Tainã Marques de Souza; e no CEU das Artes, às 19h, recital Duo Meu Brasil com o maestro Luís Bernardo Trindade e Marilane Bousquet ao piano.

Segunda-feira, 30, no salão principal da Casa da Práxis, às 9h30, será promovida masterclass de canto lírico com a professora Gabriela Pace; e no CEU das Artes, das 14h às 18h, o 2º Concurso Jovens Solistas da Amadeus Orchestra.

Já às 19h, acontece recital dos alunos do festival; e às 20h, o concerto de encerramento do festival, com os coros jovem e adulto do Instituto Amadeus e a Amadeus Orchestra, com regência do maestro Luís Bernardo Trindade.