2ª ‘Festa do Doce’ segue neste sábado e domingo com atrações

264





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Montagem da estrutura exigiu intervenção em ruas centrais que dão acesso à Matriz desde segunda-feira

 

A 2ª edição da “Festa do Doce” segue neste sábado, 19, e domingo, 20, com programação artística e comercialização de produtos. Neste final de semana, o evento acontece das 10h às 21h, com participação de 41 expositores e espaço para acomodar o público.

Neste ano, a festa teve a estrutura ampliada e presta homenagem à doceira Celina Berti de Barros, falecida no dia 25 de março do ano passado em consequência de um AVC (acidente vascular cerebral). Nascida em Laranjal Paulista, Celina era casada com o 1º tenente da reserva da Polícia Militar, Hélio de Barros.

Ela tinha 66 anos de idade e recebeu homenagem póstuma da Prefeitura em agosto do ano passado. O Executivo decidiu elegê-la patrona por conta do trabalho desenvolvido por ela no município. Celina era proprietária de uma fábrica de doces caseiros e comercializou os produtos artesanais por período de 40 anos.

A abertura da festa em homenagem à doceira aconteceu na tarde de sexta-feira, 18. Das 17h às 21h, os produtores atenderam a população. O público que passou pelo local também assistiu apresentações de grupos, bandas, trios e músicos locais.

A Prefeitura não divulgou a lista das atrações, mas informou que os shows acontecerão durante todo o horário do evento nos dois dias. A programação musical deve ser interrompida nos horários de missa da Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Em sua segunda edição, a festa teve a estrutura ampliada. A montagem dos equipamentos (lonas, estandes e tencionados) começou a ser feita na quarta-feira, 15. Por conta disso, a Prefeitura fechou ruas centrais, de modo a facilitar o trabalho das equipes que atuaram na preparação da sede do evento, a Praça da Matriz.

Os ajustes finais e a decoração foram feitos na quinta-feira, 16, contando com apoio do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte) e Departamento de Segurança Pública. Desde a segunda-feira, 13, eles promoveram uma “reorganização no trânsito”, com fechamento “escalonado de vias”.

Conforme informou a Prefeitura, as ruas Coronel Aureliano de Camargo e José Bonifácio, nos trechos entre a rua 11 de Agosto e Prudente de Moraes foram interditadas para a montagem dos estantes. As vias compreendem todos os limites da Praça da Matriz e devem permanecer fechadas durante a festa.

De acordo com o Executivo, a medida tem como objetivo também facilitar o transporte dos doces, de móveis e equipamentos que serão usados em cada estande.

“A ideia é proporcionar maior segurança aos pedestres que irão prestigiar o evento e ao mesmo tempo facilitar a montagem da estrutura, evitando acidente com os carros que passam pelo local”, explicou o diretor de Segurança Pública, Onofre Machador Junior, em nota enviada pelo setor de comunicação da Prefeitura.

A comunicação citou que “toda preocupação é justificada pelo crescimento da festa”. “O bom resultado do ano passado já repercutiu em novas adesões para 2014. Os 18 estandes passaram logo na segunda edição para 40”, destacou o setor.

Também de acordo com a Prefeitura, a grande procura (do público pelos doces) fez com que a estrutura fosse ampliada. Toda praça será utilizada para o evento.

Em 2014, os expositores estão divididos em sete alas distintas: doces finos; chocolates; bolos e tortas; churros, crepes e pastéis; doces de festa e sobremesa, doces tradicionais e artesanais; e bebidas.

Outra novidade é a “Oficina de Cupcakes” destinada às crianças. O público infantil que passar pela festa terá oportunidade de aprender as técnicas para o preparo dos minibolos.

Considerado sucesso de público, o evento realizado no ano passado rendeu ao prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, o selo “Prefeito Empreendedor”. O prêmio é concedido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por conta do estímulo ao empreendedorismo.