Um total de 29 posições no “ranking” anual da LRT (Liga Regional de Tênis) ficou com atletas tatuianos. A listagem divulgada neste mês inclui somente os campeões e vice-campeões das 12 modalidades de 10 dos 11 torneios do calendário anual.
Os eventos desportivos aconteceram em municípios da região de Sorocaba, entre os meses de janeiro a novembro. Em dezembro, a liga promoveu o “Divertoys Master Cup”, em Sorocaba, cujo resultado final não havia sido anunciado pela organização até o fechamento desta edição (antecipado para o dia 23 de dezembro).
A última disputa do ano do calendário da LRT teria jogos até o dia 18, com anúncio dos vencedores feito posteriormente. Em função do feriado de Natal (dia 25) e das comemorações de Ano Novo (dia 1º de janeiro), o bissemanário antecipou o fechamento da edição do dia 28, antes da divulgação.
Na soma das dez etapas, os atletas locais subiram 29 vezes ao pódio, sendo cinco delas somente na 1a Etapa. Em Sorocaba, município que sediou o torneio de abertura do calendário 2016, os tatuianos Herbert Romero e Célio Roberto dividiram o pódio. Eles sagraram-se campeão e vice-campeão da iniciante.
Na categoria principiante houve outra dobradinha local. Jeferson Almeida venceu a disputa e Herbert Romero ficou com o 2º lugar. A disputa da intermediária teve como campeões Gustavo Scaf (Sorocaba) e Rogério Bizarro (Votorantim), como campeão e vice, respectivamente. Na geral, os títulos ficaram com André Moraes (Sorocaba) e com Ilgner Meira (da mesma cidade).
A categoria especial rendeu títulos a Fernando Barreto e Ricardo Costa, ambos de Sorocaba, como campeão e vice. Pela 14 anos, Frederico Marques e Mateus Alves fecharam o pódio. Os dois são competidores de Sorocaba.
Os sorocabanos também dominaram os pódios das categorias 16 anos e 35 anos A. Na primeira, venceram como campeão e vice, respectivamente, os tenistas João L. Flório e Gabriel Lima; na segunda, Marcelo Caldeira e Fernando Barreto.
Tatuí teve representação na 35 anos B, com Sérgio Orsi, como vice-campeão. O título de campeão da categoria ficou com o tenista sorocabano Neto Segura.
Na 50 anos A, Hélio Ferreira e Tuca Santos subiram ao pódio como campeão e vice. Eles são de Sorocaba. Da mesma cidade, José Seiji e Euclides Jr. figuraram como 1o e 2o lugar, mas em categoria diferente: a 50 anos B.
As sorocabanas se destacaram entre as mulheres na etapa inicial. Na feminina especial, Rosângela Fritelli, da cidade que sediou o torneio, venceu como campeã. O vice-campeonato da categoria ficou com Diana Buorani, de Salto.
Na feminina A, Diana terminou como campeã e Milena Amaral, de Laranjal Paulista, como vice. Pela B, Mazé e Andréia Moraes, representantes de Sorocaba, terminaram como campeã e vice-campeã, respectivamente.
Em Cerquilho, os tatuianos e tatuianas conquistaram quatro títulos na etapa “Ricardo Miranda”. Os representantes locais venceram na principiante, geral, 50 anos A e feminina B. Não houve títulos nas demais, como na iniciante. Nesta categoria, venceram: Daniel Neto, de Cerquilho, e Gustavo Cruz, de Sorocaba.
Herbert Marques, de Tatuí, sagrou-se campeão na principiante. O vice-campeonato da categoria ficou com o sorocabano Cadú Guariglia. Pela intermediária, o campeão foi Gil Acussi (São Roque) e o vice, Neto Zanchetta (Vinhedo).
A geral teve como campeão Rodrigo Marques (Cerquilho) e vice, João P. Faioli (Tatuí). Na especial, o 1o lugar ficou com Guilherme Medeiros (Sorocaba) e o 2o com Filipe Navarro (Cerquilho). Na 14 anos, Raphael Andrade (Sorocaba) sagrou-se campeão. O vice ficou com Gabriel Borges (Cerquilho).
Pela 16a nos, os títulos ficaram com Gustavo Serra (Cerquilho) e João L. Flório (Sorocaba), como campeão e vice, respectivamente. Os sorocabanos fizeram dobradinha na 35 anos A, com títulos para Marcelo Caldeira e Ricardo Cardoso.
Luiz Alfredo (Tietê) e Mauro Vilella (Sorocaba) terminaram como campeão e vice, respectivamente, da 35 anos B. Pela 50 anos A, o 1o lugar ficou com Hélio Ferreira (Sorocaba) e o 2o com Sérgio Orsi (Tatuí). José Seiji (Sorocaba) e Francisco Loureiro (Itapeva) venceram as disputas da 50 anos B.
Sorocaba e Cerquilho estiveram representadas no pódio da feminina A, por Simone Jardini e Andreza Grando. Elas terminaram a competição como campeã e vice.
Na categoria feminina B, a tenista Juliana Okuyama conquistou título de campeã por Tatuí. O vice-campeonato ficou com a adversária dela, a sorocabana Mazé.
Os tatuianos também conquistaram quatro títulos na 3a etapa, realizada em São Roque, no mês de março. No “Circutio Osmoze” venceram, por Tatuí, Herbert Romero e Benne Alves (campeão e vice), na principiante; Gustavo Gonella (vice-campeão), na geral; e Juliana Okuyama (campeã) na feminina A.
Entre abril e maio, em Porto Feliz, Tatuí contou com mais quatro atletas em pódios. Venceram pelo Torneio “Luiz Abbiati”, Célio Roberto (campeão) da iniciante; Herbert Marques e Jeferson Almeida (campeão e vice), da principiante; e a tenista Juliana Okuyama. Ela terminou em 2o lugar na feminina A.
Na 5a etapa, realizada em Sorocaba, três atletas tatuianos registraram vitórias. Célio Roberto terminou em 2o pela iniciante; Jeferson Almeida concluiu a disputa da principiante na mesma colocação; e Antonio da Silva venceu pela geral.
Em Cerquilho, o 1o Aberto da LRT teve apenas dois tenistas locais em seu pódio. Venceram pela 6a etapa do ano – promovida de junho a julho – Jeferson Almeida (campeão da principiante) e Edson Tambelli (vice-campeão da 35 anos A).
Na 7a etapa, denominada “2o Open de Tênis Portal das Estrelas”, três atletas locais obtiveram destaque. São eles: Jeferson Almeida (vice-campeão da principiante); Sérgio Orsi (vice da 50 anos A): e Érika Sapuppo (vice da feminina B).
Dois tenistas de Tatuí faturaram troféus pelo “AWS Corretora de Seguros”, em Cerquilho. A disputa valendo pela 8a etapa do ano resultou no 2o lugar para Zé Lino, pela iniciante; e no 1o para Jeferson Almeida, pela principiante. Almeida também representou Tatuí como único atleta vencedor da 9a etapa. Ele faturou o 2o lugar da principiante do torneio “Smash Center”.
A 10a etapa do ano teve como vencedora, por Tatuí, Juliana Okuyama, campeã da feminina A. Ela disputou o “Quintella”, em Salto de Pirapora, em novembro.