
Da redação
Em enquete realizada pelo jornal O Progresso de Tatuí, 27% dos leitores responderam ter pelo menos algum familiar idoso que já sofreu golpe de estelionato em Tatuí via telefone.
O tema foi escolhido pelos frequentes golpes por ligações e mensagens que têm atingido prioritariamente pessoas da terceira idade.
Entre várias ocorrências registradas na semana passada, um homem de 61 anos sofreu estelionato ao receber uma ligação, pelo celular, de uma pessoa que se passava por funcionário de uma instituição bancária. Ele acabou perdendo R$ 30 mil.
Por sua vez, uma mulher de 65 anos, aposentada, também foi vítima. Ela recebeu mensagens via WhatsApp de dois números diferentes, cujos remetentes se apresentaram como representantes de uma suposta “empresa de prêmios”. Em dinheiro, a vítima acabou lesada em R$ 2.000.
A partir de agora, o questionamento é referente às consultas de prevenção realizadas nas unidades básicas de saúde. O tema foi escolhido após a nova secretária de Saúde de Tatuí destacar a atenção básica como prioridade (reportagem nesta edição).
O questionamento é: “Neste ano, você já se consultou na UBS do seu bairro?”. As respostas, entre “sim” e “não”, podem ser dadas até a próxima sexta-feira, 30.