As eleições proporcionais em Tatuí terão concorrência acirrada, levando-se em conta os números apurados junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Neste domingo, 2, um total de 26 partidos buscam representatividade na Câmara Municipal.
Na soma geral, eles lançaram 277 candidatos para a disputa que começou oficialmente no dia 16 de agosto e termina na noite deste sábado, 1º.
Em Tatuí, as legendas se dividiram em dez coligações, com números distintos de candidatos. Da dezena, três são integradas por mais candidatos que as demais. As coligações formadas por PSDB, PR e PV, PMN e PTB, PP e PTN lançaram, cada uma, 34 nomes. Na primeira união, o partido tucano é maioria. O PSDB tem 25 postulantes concorrendo junto a 9 do PR.
Dos quase 35 candidatos da coalizão formada pelo PV e PMN, 33 estão no primeiro partido e apenas 1 no segundo.
Entre a terceira legenda com maior número de candidatos, a maioria é filiada ao PTB. São 23 nomes indicados pelo partido, além de 4 do PTN e 7 do PP.
As coligações formadas por PSB, PPS e PMB e por PSD, PHS e Pros trazem 33 concorrentes a vereador cada. Na primeira, o PSB tem 18 nomes, o PPS, 11, e o PMB, 4. Na segunda coligação, dos 33 nomes, o PSD tem a maioria (19); o Pros vem em seguida, com 9 candidatos; e o PHS, com 5.
O PTC, PRB, PDT e PT registraram 32 nomes. Na coligação, 16 são filiados ao PTC, 9, ao PT, 6, ao PRB e 1, ao PDT.
Formada pelo PSDC, PSL, PRP e PEN, a coalizão traz 31 candidatos, dos quais 19 da primeira legenda, 3 da segunda e 9 da terceira. Desses partidos, apenas o PEN não tem candidato constando como concorrente.
O PMDB concorre com 22 candidatos, em coligação que soma 30 nomes. Os outro oito do grupo são filiados ao Democratas. Assim como o PEN, o Solidariedade, que também forma aliança para a eleição proporcional, não tem candidatos.
O PRTB e o PSC lançaram candidatos na chamada “chapa pura” para as eleições municipais. Eles não se juntaram a nenhum partido no município. Pelo primeiro, dez nomes estão inscritos. Seis são filiados à segunda legenda.