A Polícia Militar abriu concurso para preencher 240 vagas de aluno-oficial. As inscrições começaram ontem, terça-feira, 26, e são realizadas exclusivamente pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br) e terminam no próximo dia 24 de junho.
Os aprovados no concurso farão o curso superior de ciências policiais de segurança e ordem pública. De acordo com o edital, o salário inicial é de R$ 2.855,03.
Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino médio, ser brasileiro, ter no máximo 26 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e com serviço militar e não possuir antecedentes criminais.
Os homens devem ter no mínimo 1,65 metro de altura, e as mulheres 1,60. A taxa de inscrição é R$ 130.
Os candidatos serão avaliados em prova escrita, com 80 questões objetivas de alternativa, e redação. Serão submetidos à avaliação de condicionamento físico, exames de saúde e psicológicos, além de passar por um processo de investigação social e análise de documentos e títulos.
Após aprovados, os alunos-oficiais passam por, aproximadamente, três anos de formação na APMBB (Academia de Polícia Militar do Barro Branco), na zona norte da capital. São aplicadas disciplinas como polícia comunitária, direitos humanos, inteligência policial, noções de polícia científica, entre outras.
A formação tem o objetivo de capacitar os alunos para o exercício de comando e gestão das atividades de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, defesa civil e territorial. O curso inclui estágio de observação de ações policiais.
Após a conclusão, os cadetes se tornam aspirantes a oficiais e passam por estágio de seis meses acompanhando unidades de patrulha das regiões em que vão atuar. Depois desse período, se tornam 2o tenentes.
Além deste, estão abertos concursos para o preenchimento de 9.297 vagas para carreiras policiais no Estado de São Paulo, e para 5.000 cargos de oficiais administrativos da Polícia Militar, que é uma carreira não policial. A PM está, ainda, realizando o processo de contração de mais 6.000 soldados de 2ª classe.
Para a Polícia Civil, estão disponíveis 2.301 vagas, sendo 129 para delegados, 1.384 para investigadores e 788 para escrivães. Já a Polícia Técnico-Científica tem concursos abertos para 996 novos agentes, sendo 89 atendentes de necrotério, 447 peritos, 140 médicos legistas, 120 fotógrafos técnico-periciais, 55 desenhistas técnico-periciais e 145 auxiliares de necropsia.
Atualmente, estão em formação mais de 6.000 policiais. Após o término dos cursos, serão 6.145 militares e 15 civis a mais na segurança do Estado.