
Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, informou que celebra os resultados da edição 2025 do tradicional Concurso Paulo Setúbal. Este ano, a iniciativa passou por uma importante reformulação: pela primeira vez, foi dividido em dois editais específicos — um dedicado à literatura e outro, às artes visuais —, trazendo novas temáticas, faixas etárias bem definidas e formatos ajustados ao perfil dos participantes.
A mudança teve como principal objetivo valorizar as características de cada linguagem artística, “promovendo uma participação mais inclusiva, equitativa e criativa entre os alunos das redes pública e privada”, acentua a assessoria de comunicação da prefeitura. O resultado acabou somando 883 inscrições, o maior número já registrado no concurso.
Artes visuais
O Edital MHPS 04/2025 – Concurso de Artes Visuais teve 753 inscrições de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação especial. Inspiradas no poema “À Sombra das Árvores”, da obra “Alma Cabocla”, de Paulo Setúbal, as produções “revelaram a sensibilidade poética dos pequenos artistas, traduzida em cores, formas e muita criatividade”, conforme a assessoria.
“A divisão por séries possibilitou uma avaliação mais justa e sensível ao desenvolvimento de cada faixa etária”, defende a organização do evento.
Ao final, somaram-se: 1º ano EF, com 118 inscritos; 2º ano EF, 152; 3º ano, EF, 124; 4º ano EF, 144; 5º ano EF, 158; e educação especial, 57.
Com uma premiação total de R$ 15 mil, o concurso “reafirmou a importância do estímulo cultural desde os primeiros anos escolares”, além de seguir as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), “garantindo acessibilidade e valorizando a diversidade”.
Literatura
Já o Edital MHPS 05/2025 – Concurso de Literatura teve como tema o centenário da obra “A Marquesa de Santos”, romance histórico de Paulo Setúbal.
Foram 130 inscrições de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e EJA, “que mergulharam na história da personagem Domitila de Castro Canto e Melo, produzindo textos autorais repletos de reflexão, crítica e criatividade”, aponta a assessoria.
A distribuição dos trabalhos concluiu-se em: 6º ano EF, com 28 inscritos; 7º ano EF, 18; 8º ano EF, 20; 9º ano EF, 23; 1º ano EM, 9; 2º ano EM, 13; 3º ano EM, 14; e EJA, 5 inscritos.
Com premiação de R$ 20 mil, o edital “valorizou o pensamento crítico e a autoria textual, especialmente entre os alunos do 3º ano do ensino médio, que escreveram no formato dissertativo-argumentativo, inspirado no modelo do Enem”, ressalta o serviço municipal.
Para Rogério Vianna, secretário-adjunto de cultura, o novo formato trouxe avanços significativos. “A nova estrutura dividiu o certame em dois editais e garantiu maior equidade, com cada série competindo entre si. Foi um avanço importante, pois respeitou as especificidades de cada etapa escolar e ampliou a participação de forma inclusiva e criativa”, argumenta.
A edição 2025 também contou com o apoio institucional da família Setúbal, “reafirmando o compromisso com a preservação do legado literário e cultural de Paulo Setúbal”, acentua a asse
Premiação
A revelação dos vencedores acontecerá durante a 83ª Semana Paulo Setúbal, em celebração aos 199 anos de emancipação político-administrativa de Tatuí, com duas cerimônias marcadas para o palco do Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí (rua Maestro Antônio Carlos Neves Campos, 1).
O Concurso de Artes Visuais, terá cerimônia na segunda-feira, 4 de agosto, às 19h., e o Concurso de Literatura, quarta-feira, 6 de agosto, às 19h.
As cerimônias contarão com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube, “para que toda a comunidade possa acompanhar este momento de valorização da educação e da cultura local”.