2.666 notificações de radares emitidas em Tatuí­ são alertas





AC Prefeitura

Aparelhos instalados em três pontos visam disciplinar o trânsito

 

Os 2.666 motoristas que receberam notificações de trânsito por excesso de velocidade não serão penalizados. Conforme a Prefeitura, os “exageros captados pelos novos radares não serão processados”.

Durante as últimas duas semanas, condutores que excederam o limite de velocidade em três pontos nos quais foram implantados radares fixos receberam notificações. O Executivo destacou, porém, que se trata de “alerta” e que eles não serão transformados em multa, descartando qualquer cobrança.

A decisão foi anunciada na semana passada pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, por meio da assessoria de comunicação. Manu divulgou a medida após reunir-se com o secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Onofre Machado da Silva Junior, e com o diretor do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes), Francisco Antônio de Souza Fernandes, o Quincas.

O encontro aconteceu na quinta-feira, 6, para avaliação do primeiro mês de funcionamento dos radares. Conforme a Prefeitura, esse período de atividades serviu para que fossem coletadas informações para “um amplo estudo técnico”.

A avaliação baseou-se na velocidade média nas vias, no volume de veículos e também na ocorrência de acidentes em três pontos. Ela utilizou como dados informações obtidas entre os dias 27 de setembro e 27 de outubro.

A partir da análise desses dados, o Executivo determina a velocidade permitida na via, que pode variar entre 40 ou 50 quilômetros por hora. Na primeira etapa, a Prefeitura implantou radares em “três pontos considerados estratégicos”: as ruas 11 de Agosto, Chiquinha Rodrigues e Teófilo Andrade Gama. Neles, “comumente acontecem abusos por parte dos motoristas”.

“Mais importante é o papel educativo dessas notificações. Não queremos punir, multar. Mas, é fundamental que os motoristas saibam que os radares estão em funcionamento nesses locais e respeitem a velocidade. Respeitar a velocidade é respeitar a vida humana e salvar muitas pessoas. É essa consciência que queremos despertar em nossos cidadãos”, disse o prefeito, em nota à imprensa.

O estudo deve ser finalizado dentro dos próximos 15 dias, quando as multas serão efetivamente aplicadas. Além de sanções financeiras, os condutores infratores terão descontados pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O trabalho de implantação do sistema ficou a cargo da empresa de Serviços Especializados de Trânsito, que acompanhou a aferição realizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), nos locais. As normas seguem a resolução 396/11 do CNT (Conselho Nacional de Trânsito).