1º Encontro Saxofone Academia acontece neste sábado no CEU das Artes

1290
Marcos Pedroso apresenta a palestra “A arte de tocar saxofone” (crédito: Divulgação)

Acontece neste sábado, dia 16, a primeira edição do Encontro Saxofone Academia, no teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes. O evento começa com uma palestra e termina com a apresentação de uma orquestra de saxofonistas. A entrada é gratuita.

A palestra “A arte de tocar saxofone” tem início às 14h30 e é ministrada pelo saxofonista e professor Marcos Pedroso. Ele falará sobre detalhes técnicos e o histórico do instrumento.

Às 16h acontece a formação e o ensaio da orquestra com os participantes que levarem saxofone. Partituras estão disponíveis no evento. A apresentação com o tema “Passeio musical a bordo do saxofone” começa às 18h. No repertório é possível ouvir o saxofone no jazz, no chorinho brasileiro, na música clássica e contemporânea.

O encontro conta com a participação de dois quartetos de saxofonistas: o Saxofone Academia, formado por Marcos Pedroso, Jabes Dias, Gleysser Menezes e Murilo Mininel; e o SaxBrasil, com Rafael Migliani, Maikel Morelli, Jonathas Cordeiro e Giancarlo Medeiros. Além deles, os saxofonistas Benedito de Paula, Celso Veagnoli, Dhydhy Romero, Erik Heimann Pais e Pablo Hugo de Lima. Clayton Menezes participa na bateria e percussão.

O “Saxofone Academia” é um projeto idealizado por Marcos Pedroso, morador de Tatuí há 26 anos. “Ciente do potencial musical desta cidade, resolvi criar um núcleo de estudo e performance com saxofone, instrumento que a cada dia ganha mais espaço e relevância em todos os gêneros musicais”, comenta o professor.

De acordo com ele, o encontro pretende ser um evento para marcar o surgimento desse projeto para o público em geral. Entre os objetivos, a possibilidade de o público conhecer os principais tipos de saxofone – do soprano ao barítono.

“É importante lembrar que o evento é gratuito e aberto a todos os interessados, não havendo necessidade de inscrição ou retirada de ingresso antecipado”, completa Marcos Pedroso.

O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, na vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone 3259-5340.