
Da redação
A prefeitura, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove mais uma edição da Virada Inclusiva – programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) – e realizará, simultaneamente, a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Tatuí.
As ações acontecerão na próxima semana, entre os dias 1º e 5 de dezembro, com uma programação “ampla, acessível e totalmente gratuita”.
Nesta edição, o tema definido pela SEDPcD é “10 anos da LBI – Direito de ser, viver e protagonizar”, celebrando as conquistas da Lei Brasileira de Inclusão e “reafirmando o compromisso de garantir os direitos, a visibilidade e o protagonismo das pessoas com deficiência”.
A abertura oficial da Virada Inclusiva será no dia 1º, segunda-feira, às 10h, na Praça da Matriz. A programação local conta com atividades distribuídas pelas praças da Matriz e Martinho Guedes (Praça da Santa), escolas públicas e privadas, sedes de organizações da sociedade civil e demais espaços parceiros.
A Virada Inclusiva é realizada com apoio das Secretarias Municipais de Educação, da Assistência e Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos, Família e Cidadania e em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), a Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet), o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), a Apae, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 26ª Subseção de Tatuí e diversas entidades locais.
O evento terá plantão de orientação sobre emissão ou renovação da carteirinha de transporte municipal e intermunicipal para pessoa com deficiência (PCD), Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas), Cadastro Único (CadÚnico), cartão de estacionamento para PcD, direitos da PcD, emprego inclusivo, atualização de cadastros da PcD (inclusive para Censo Municipal e pessoas ostomizadas).
Também apresentará exposição fotográfica e vídeos educativos com especialistas, com foco em reflexões sobre inclusão e direitos.
Apresentações culturais, com artistas com deficiência, além de coral em Libras envolvendo escolas fazem parte do programa, assim como atividades de sensibilização e inclusão em diversos pontos da cidade.
Semana Municipal
Durante a “Semana”, a prefeitura promove ações de integração e conscientização em escolas, empresas, comércios e espaços públicos.
Entre as atrações previstas estão a caminhada de abertura, segunda-feira, às 9h, na avenida das Mangueiras, em frente à Câmara Municipal, com o objetivo de “promover visibilidade e união entre pessoas com e sem deficiência”.
“A participação da comunidade é essencial para fortalecer o movimento”, aponta a assessoria de comunicação da prefeitura.
Também haverá o “Show de Talentos”, dia 3, quarta-feira, das 9h às 12h, na praça Martinho Guedes (Praça da Santa), em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
PCDs puderam se inscrever até esta sexta-feira, 28, para apresentar número artístico cultural (música, teatro, dança, entre outros).
A programação ainda tem oficinas, palestras, rodas de conversa e dinâmicas ao longo de toda a semana, nas escolas, no comércio, em empresas e espaços públicos, com distribuição de materiais educativos para promoção da inclusão no cotidiano.
Ações integradas e exposição itinerante, de 1º a 5 de dezembro, com atividades simultâneas em diversos pontos da cidade, inclusive com Museu Itinerante na Praça da Matriz, em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, concluem o evento.







