1ª edição do projeto ‘Museu nos Bairros’ começa neste sábado





A primeira edição do projeto “Museu nos Bairros” acontece neste sábado, 12, a partir das 9h, na sede do Fundo Social da vila Esperança, localizada na rua Angelin Liberatoscioli, sem número, atrás da Igreja São José.

Esta será a abertura oficial da proposta desenvolvida pela coordenadora do Museu “Paulo Setúbal”, Raquel Fayad, em parceria com a Prefeitura, o governo do Estado e a produtora Producom, com a chancela do Programa de Ação Cultural (Proac).

O projeto levará parte do acervo do museu, vídeo institucional sobre as peças fixas, apresentações de teatro e música, oficinas de arte, jogos educativos, exposição de painéis interativos com imagens do próprio museu e “contação” de história para outros três bairros da cidade: Jardim Santa Rita, Jardim Mantovani e CDHU.

Segundo Raquel, o “Museu nos Bairros” surgiu da necessidade de levar público cada vez maior para visitar o “Paulo Setúbal”. “O objetivo principal é difundir o museu em diversos pontos da cidade, levando-o até os bairros e mostrando para as pessoas que ali também é o lugar delas”.

Ela conta que teve a ideia durante o Encontro Paulista de Museus, e resolveu colocar no papel assim que voltou para Tatuí.

“A proposta é buscar contato com a comunidade, por meio da inserção e da apropriação do nosso espaço como continuidade da própria casa, da história e da memória dos habitantes”, explica a coordenadora.

Para Raquel, é preciso conscientizar a população sobre a importância de se ter um museu como o “Paulo Setúbal” na cidade e “fazer com que todos se sintam parte dessa história”.

“O nosso museu é um presente, e precisa ser valorizado. Queremos que as pessoas participem, aproveitem a ‘ida do museu para o bairro’ e se insiram nesse universo artístico”, frisa.

A coordenadora do “Paulo Setúbal” também lembra que ser contemplado por um edital do Programa de Ação Cultural é uma grande conquista para o município.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembra que a proposta de descentralizar o acesso à arte e à cultura foi um dos temas centrais de seu plano de governo.

“O ‘Museu nos Bairros’ é um projeto bilateral, pois, ao mesmo tempo em que levará cultura para os quatro cantos da cidade, estimulará a nossa população a frequentar esse espaço maravilhoso que é o Museu ‘Paulo Setúbal’”.

Após a realização das quatro primeiras edições do projeto, será feita uma exposição especial no “Paulo Setúbal”, com a cobertura completa do “Museu nos Bairros”.

“Teremos banners com os trabalhos desenvolvidos nas oficinas de arte, vídeos com as histórias sobre os bairros participantes e com imagens do evento todo”, adianta Raquel.

Com essa iniciativa, a coordenadora pretende fazer com que as pessoas “se vejam no museu”. “O ‘Paulo Setúbal’ vai até as comunidades para que, depois, elas venham até nós”.

Em 2014, o projeto “Museu nos Bairros” estará presente em quatro locais da cidade, mas há planos para se expandir a proposta. “Tudo vai depender do resultado dessas primeiras edições. Se o retorno for positivo, é claro que esperamos promover outras”, finaliza.

Programação

O “Museu nos Bairros” acontecerá sempre aos sábados, das 9h às 14. A primeira edição, na vila Esperança, será realizada na rua Angelin Liberatoscioli, sem número, atrás da Igreja São José, neste sábado, 12.

No dia 10 de maio, será a vez da CDHU, na rua Antenor dos Santos, 16. No dia 14 de junho, o projeto acontece no Jardim Santa Rita, na rua Arthur Eugênio dos Santos, 115.

E, para fechar a edição 2014, no dia 12 de julho, o evento chega ao Jardim Mantovani, na avenida Mário Mantovani, 10. Para mais informações, ligue para 3251-4969.