
Da redação
A primeira edição da operação “Tatuí Mais Limpa”, realizada pela prefeitura – por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal, de Zeladoria e Serviços Urbanos e de Saúde -, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), percorreu os bairros alto Santa Cruz, vila Menezes e Jardim Rosa Garcia I no último sábado passado, 15.
Realizada das 7h às 12h, a ação, que tem como objetivo conter os criadouros de dengue, retirando os resíduos das ruas, coletou mais de 41 toneladas de materiais inservíveis, incluindo sofás, colchões, madeiras, eletrônicos, recicláveis, pneus, pilhas e baterias, lâmpadas e óleo de cozinha usado.
Além disso, quatro praças foram roçadas e limpas: do Jardim Rosa Garcia (próxima à Adega Mariano), Nacif Farah, da vila Menezes e Anita Costa (Praça dos Cavalos, onde é realizada a feira livre aos domingos).
Os moradores dos três bairros também receberam a visita do Setor de Combate à Dengue, que entregou panfletos com orientações para evitar a doença e sobre o descarte correto de lixo e entulhos, “capacitando os munícipes para a não formação de possíveis focos de criação do mosquito Aedes aegypti”, conforme informado pela assessoria de comunicação do Executivo.
A ação foi multidisciplinar e contou com a participação das equipes do setor de combate à dengue, de roçagem e capina; da coleta de lixo; e da coleta de inservíveis.
Mais edições da operação “Tatuí Mais Limpa” já estão em planejamento para atender a outros bairros e a programação será disponibilizada nos canais oficiais da prefeitura (site e redes sociais).
Assim, os organizadores solicitam aos moradores que não façam o descarte irregular de entulhos e aguardem a operação passar em seus bairros, deixando os materiais em frente à residência horas antes do recolhimento.
Em Tatuí, o descarte correto de entulhos e demais materiais pode ser feito nos diversos ecopontos (lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em tatui.sp.gov.br/ecopontos).
O munícipe também pode fazer denúncias de atitudes irregulares, terrenos sujos e abandonados para a Ouvidoria Municipal, no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria, ou pelos telefones 156 e (15) 3251-3576.