
Da reportagem
Desde outubro do ano passado, dois irmãos criaram a primeira dupla sertaneja albina do Brasil. Silvio e Silvano cresceram na Casa do Bom Menino, após o falecimento da mãe, e, ao completarem 18 anos, deixaram o local e perderam o contato entre si.
Alguns anos depois, em outubro de 2024, reencontraram-se em São Paulo e decidiram formar a dupla sertaneja. Na verdade, eles se chamam Silvio Flaviano Gaspar, de 43 anos, e Silvano Calazans de Campos Gaspar, 45.
Segundo relatado por Campos Gaspar, mesmo com a separação, os irmãos nunca deixaram de se falar, e, quando se reencontraram, decidiram “tocar para frente o sonho de infância”.
A dupla relata gostar de música desde criança, além de sempre ouvir das professoras que “tinham jeito para música”. No entanto, como moravam em um orfanato, “viam o sonho como distante”.
De acordo com Flaviano Gaspar, ele “nunca deixou o sonho passar”. Após completar 18 anos, começou a trabalhar em outras áreas e a constituir família, mas, sempre que podia, participava de campeonatos de karaokê em barzinhos. Já Campos Gaspar também acabou se afastando da música por um tempo, para estudar e trabalhar.
Desde o reencontro no ano passado, quando decidiram investir na carreira sertaneja, os irmãos passaram a morar em São Paulo — Campos Gaspar já residia na cidade; Flaviano Gaspar se mudou por conta da dupla.
Eles entraram em contato com Eduardo Gomes, que tem ligação com várias duplas sertanejas nacionais, como Rick e Renner, Rio Negro e Solimões e Zé Neto e Cristiano. Com a ajuda de Gomes, os irmãos gravaram clipes em Atibaia (SP).
“Antes de ele assumir o compromisso com a gente, quis ouvir o Silvio cantando. Depois, ele foi me ouvir individualmente, e só então juntou a dupla para ver se dava ‘para fazer alguma coisa’”, comentou Campos Gaspar.
“Ele gostou do timbre, achou bem diferente. O fato de sermos a primeira dupla albina do Brasil e de sermos de Tatuí, a Capital da Música, dá um peso também. Então, tem todo esse aparato”, opinou.
A dupla pretende fazer o lançamento oficial com um show em Tatuí e, para que isso ocorra, informa estar se comunicando com a administração municipal.
Segundo os irmãos, prefeituras de outras cidades, como Sorocaba, Boituva e Itapetininga, já demonstraram interesse, mas o foco, por enquanto, é Tatuí, cidade natal da dupla.
“Fazer o lançamento em Atibaia ‘seria um pulo’, pois já tivemos apoio lá para a gravação, com chácara e tudo, mas o nosso objetivo maior é Tatuí. Queremos gravar um DVD ao vivo em Tatuí”, contou Campos Gaspar. O desejo dos irmãos é iniciar uma turnê no município e, a partir daí, procurar outras cidades para realizar shows.
De acordo com a dupla sertaneja, a turnê se chama “Girassol”, e o show já está “praticamente pronto”. Eles estão ensaiando clássicos sertanejos, além de músicas inéditas e autorais.
“Nós quisemos resgatar todas as raízes do sertanejo. Eu sou sociólogo de formação. Então, fizemos toda uma análise em cima das músicas”, complementou Campos Gaspar.
Ainda segundo o cantor sertanejo, a dupla teve, recentemente, pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, a aprovação do projeto “Raízes do Brasil: Clássicos Sertanejos”, com o objetivo de apresentar grandes clássicos da música pela voz de Silvio e Silvano.
O projeto trata-se de uma mostra de música instrumental caipira sertaneja que “irá resgatar os principais clássicos sertanejos do Brasil”. O evento é voltado a “reviver a música sertaneja raiz, os clássicos e a moda de viola”.
“O projeto propõe dez apresentações musicais envolvendo os clássicos, músicas autorais e independentes interpretados pela primeira dupla sertaneja albina do Brasil”, comentam os irmãos.
A aprovação foi no valor de R$ 283.932 e o projeto agora está na fase de captação de recursos.
“O projeto está todo estruturado. A única coisa que estamos esperando é partir de Tatuí. Nosso sonho é fazer o show na cidade, seja na Concha, no coreto da Praça da Matriz ou em qualquer outro local onde a prefeitura tenha interesse”, finalizaram.
As músicas da dupla sertaneja podem ser ouvidas no YouTube, no canal “Silvio & Silvano”, e no Spotify, com o nome homônimo. Entre as canções disponíveis nas plataformas, estão: “Você se Foi”, “Girassol” e “Amor Bloqueado”.