A 19ª Copa Rádio Notícias de Futebol Máster, previsto para começar no dia 28, um domingo, seguirá, desde a partida de estreia, as novas regras aprovadas para o futebol mundial.
Durante o 133º Congresso da Ifab (International Football Association Board, em português, Conselho da Federação Internacional de Futebol), ocorrido em março, em Aberdeen, na Escócia, os membros da instituição que determina as regras do futebol aprovaram sete mudanças importantes no esporte. As normas passam a ser aplicadas no mundo todo a partir do dia 1º de junho.
A primeira mudança determina que qualquer jogada de gol que envolva toque da bola na mão será anulada. A paralisação não acontecerá somente na finalização, mas também em passe anterior ao lance definitivo.
Os goleiros, no momento da cobrança de pênalti, poderão ficar apenas com um pé sobre a linha do gol. Outra alteração define que os técnicos e integrantes da comissão técnica poderão ser advertidos com cartões amarelos e vermelhos – porém, esta regra já é aplicada na Copa Rádio.
A partir de então, o jogador que for substituído será obrigado a deixar o campo pela linha mais próxima de onde estiver, não havendo necessidade de se dirigir até o meio do campo para deixar a partida.
Nos tiros de meta, a bola não precisará mais sair da grande área para o jogo ter prosseguimento. Os zagueiros ou laterais poderão receber a bola do goleiro ainda dentro da área.
A Ifab decidiu que toda vez que a bola bater no árbitro, a partida irá paralisada e será dada bola ao chão, para o jogo ser reiniciado. Anteriormente, a disputa seguia normalmente.
Para evitar o “empurra-empurra” em cobranças de falta, outra norma foi aprovada: o jogador do time que possui a falta a favor deverá ficar a pelo menos um metro da barreira defensiva.
As novidades a serem implantadas na Copa Rádio foram anunciadas pela organização durante o congresso técnico do certame, na quinta-feira da semana passada, 28 de março, no Centro Cultural. A reunião teve a presença de representantes das equipes, que acompanharam o sorteio de grupos.
A 19ª edição da Copa Rádio somará 27 times, subdivididos em três categorias: 12 equipes na categoria veterana, 7 na veteraníssima e 8 na superveteraníssima.
A veterana tem três grupos e irão se classificar as duas primeiras equipes de cada e os dois melhores terceiros colocados, para a fase eliminatória de quartas de final.
Nesta categoria, Santa Cruz, XI de Agosto, Gepav e FBA/Astória formam o grupo A. Clube de Campo, Ressakinha, Lírio e Palmeiras da Quadra jogarão o grupo B. E o grupo C contará com São Martinho, Jardins, Gert e Associados do Clube.
Com sete equipes, a veteraníssima terá o grupo A com C. R. Itatibão, XI de Agosto, Família Astória e Associados do Clube, disputado em turno único, com os times enfrentando o adversário uma única vez.
Já o grupo B, composto por Clube de Campo, Amigos da Astória e Santa Cruz, terá turno e returno, com cada equipe enfrentando o adversário em duas oportunidades. Na veteraníssima, classificam-se as duas melhores equipes de cada grupo para as semifinais.
A superveteraníssima será disputada por oito agremiações divididas em dois grupos. Classificam-se à fase semifinal as duas equipes com os melhores aproveitamentos.
O grupo A possui São Martinho, Associados do Clube, XI de Agosto e Família Astória, e o grupo B, Clube de Campo, Santa Cruz, Sexta Máster e GCM/TG.
Conforme a organização, o regulamento do torneio estará disponível na segunda-feira, 8, e a tabela, com datas e horários das partidas do certame, somente no dia 22, segunda-feira.
A partida de abertura acontecerá dia 28, domingo, no estádio “Itatibão”, do Clube de Campo. Os donos da casa irão enfrentar o Ressakinha, em jogo válido pelo grupo B da veterana.
Após o término do confronto inaugural do torneio, por volta das 12h, está prevista apresentação musical do grupo “Exaltasamba”, no Clube de Campo.
O organizador Rogério Lisboa afirmou esperar que “tudo corra bem, para que todos os times possam praticar o futebol, sem violência e com respeito uns aos outros”. “A expectativa é das melhores possíveis”, emendou Lisboa.
Luiz Carlos Teixeira, organizador do certame, destaca a entrada gratuita do público a todos os jogos da Copa Rádio. “Convido o torcedor a comparecer às partidas, trazendo a família e os amigos”, estimula Teixeira.
Em 2018, a Copa Rádio teve o Clube de Campo como vencedor da veterana, o time C. R. Itatibão como campeão da veteraníssima e o São Martinho como vitorioso da superveteraníssima.