17ª ‘Corrida Rural’ encerra eventos esportivos tatuianos durante 2022

Após hiato, ‘São Silvestre Caipira’ tem participação de quase 200 atletas

Pódio da prova feminina foi composto somente por corredoras de Tatuí (foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, concluiu a realização de eventos esportivos em 2022. Como de costume, o encerramento aconteceu com a tradicional Corrida Rural “Diniz Pollo”, no bairro dos Mirandas, na manhã de domingo, 18.

A 18ª edição da prova, popularmente conhecida como “São Silvestre Caipira” de Tatuí, retornou após quase três anos. Em virtude da pandemia, o Departamento Municipal de Esporte realizou a edição anterior em 29 de dezembro de 2019.

Em 2022, o evento teve a participação de 177 atletas, sendo 107 corredores nas categorias masculinas e 70 nas femininas. Apesar de a largada e a chegada ganharem um novo local, a disputa continuou com o percurso de cinco quilômetros.

A disputa foi realizada em conjunto entre a pasta do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, o Grupo Lucemi e os grupos de corrida de rua tatuianos Contra Tempo Running, Sigma Runners, Sesi Running Tatuí, Box Tatuí, CEU Running, Evolution Running e Elite Runner.

De acordo com o regulamento, “a corrida tinha como objetivo motivar os atletas e difundir a prática em todos os meios sociais do município e região e, ainda, homenagear o fundador da corrida, Paulo Diniz”.

Tatuí foi representada por atletas das equipes organizadoras e das agremiações: “Pé Vermeio”, Fênix e Personal Rafael Bazzo. Além de atletas tatuianos, a prova teve participação de corredores de diversos municípios, como Itapetininga, Cerquilho, Cesário Lange, Tietê, Iperó, Boituva e São Bernardo do Campo.

A São Silvestre Caipira dividiu os corredores em gêneros masculino e feminino, além de faixas etárias, segmentadas da seguinte forma: até 24 anos; de 25 a 34; de 35 a 44; de 45 a 54; de 55 a 60; e acima de 61.

Todos os concluintes da prova receberam medalhas e ainda houve premiação com troféus aos cinco primeiros colocados de cada modalidade e aos melhores classificados nas categorias por faixa etária, além da equipe com o maior número de atletas: a Contra Tempo Running.

Campeão Djavan Vieira (centro) foi o único tatuiano no pódio masculino (foto: AI Prefeitura)

Os prêmios foram entregues pelo idealizador da prova, Diniz Pollo e pelo diretor do Departamento Municipal de Esporte Douglas Dalmatti Alves Lima.

Na classificação geral masculina, o campeão foi Djavan Cesário Vieira, da equipe CEU Running. O único tatuiano no pódio percorreu o trajeto em 16 minutos e 30 segundos. Mais de um minuto depois, o segundo a cruzar a linha de chegada foi Luiz Leopoldo de Lima Filho, da Tietê Runners.

José Eduardo Nascimento, de Cerquilho, ficou com a terceira posição. Damião Ferreira, da Street Runners, foi o quarto, enquanto Elton Aparecido Costa de Oliveira, da Evolution Running, o quinto.

Por outro lado, o pódio geral da disputa feminina foi composto 100% por atletas tatuianas. O título foi conquistado por Beatriz Rodrigues da Silva, da equipe Fênix, com o tempo de 22 minutos e 46 segundos. Companheira de equipe de Beatriz, Luciana Ribeiro da Silva também subiu ao pódio, na quarta posição.

Os outros três lugares do pódio feminino foram ocupados por corredoras da Contra Tempo Running: Caroline Balarin Motta foi a segunda colocada; Ana Luiza de Góes Santos, a terceira; e Ana Laura Domingues Trevisan, a quinta.

Nas disputas masculinas por categoria até 24 anos, o vencedor foi Fernando Vinícius T. da Mota, da Academia Espaço, seguido por Mikael Alves de Lima, da equipe Ecort, e Marcelo Martins de Oliveira Júnior.

O atleta Evandro de Figueiredo, da Pro Fitness Runners, venceu a categoria masculina de 25 até 34 anos. Na sequência, subiram ao pódio: Alisson Ferreira Layon, da Street Runners, em segundo; e João Paulo Soares, da Contra Tempo Running, em terceiro.

Vice-campeão da categoria entre 35 e 44 anos na edição anterior, Reginaldo Gomes da Silva, da Advento Running, ganhou a prova de 2022. A categoria ainda teve Samuel Menezes de Abreu, na segunda posição, e Ademir Silva de Souza, da Street Runners, na terceira.

Campeão em 2019, Francisco Valdemir Pereira Azevedo, da Pé Vermeio, venceu a disputa de 45 a 55 anos pelo segundo ano consecutivo. A categoria ainda apresentou: na segunda colocação, Fábio Estevão Martins, da Evolution Running; e na terceira, Renato Marcos Pereira Moreira, da equipe Numis.

Roque Marques de Araújo, Paulo Soares Angelin e Valdir Ricci foram os três mais rápidos na categoria masculina de 55 a 60 anos. Eles representam as equipes Loucos por Corridas, Evolution Running e Street Runners, respectivamente.

Na última categoria masculina, a partir de 61 anos, Francisco Moura de Morais, da Campeões da Vida, foi o ganhador. A segunda colocação foi de João Batista Gonçalves, seguido do terceiro colocado, José Carlos Ribeiro da Silva, da equipe Fênix.

Na categoria feminina até 24 anos, a corredora Alice Skiavo Capela subiu ao lugar mais alto do pódio. No segundo lugar, Mirella da Cruz Correa Proença, da Contra Tempo Running, também foi premiada.

Laís Alves de Souza, da Contra Tempo Running, alcançou a primeira posição, Andressa Macedo Rosa, a segunda, e Daiane Barbosa Santana, da CEU Running, da categoria feminina de 25 até 34 anos.

As três primeiras colocadas da categoria feminina de 35 a 44 anos foram as atletas: Malu Soares Vieira; Valquíria Oliveira, da equipe Personal Rafael Bazzo; e Patrícia Lobo, da Contra Tempo Running.

A disputa de 45 a 55 anos terminou de forma parecida com a edição anterior. Campeã em 2019, Maria José da Silva, da CEU Running, foi vice-campeã, enquanto a terceira colocada, Mara Rubia Orsi, da Fênix, já ocupara esse local no pódio há três anos. A única nova integrante do pódio foi a vencedora Maria Rosa Rocha dos Santos, da Contra Tempo Running.

Na categoria feminina de 55 a 60 anos, Maria José, da Contra Tempo Running, foi a vencedora. Margarida Maciel Souza de Araújo, da Loucos por Corridas, foi a segunda colocada, e Rosa Maria de Souza, da CEU Running, completou o pódio.

Por fim, Valdelice Maroto de Menezes, do Time Cajamar, terminou na primeira posição da disputa feminina a partir de 61 anos. O pódio da categoria ainda teve Marli da Conceição Almeida, da CEU Running, no segundo lugar, e Ana de Fátima Barros, no terceiro.