Milene Milan
Espetáculo infantil orienta alunos para utilização e importância da água e percorrerá unidades em SP
Nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4, crianças de duas unidades de ensino municipais serão contempladas com apresentações gratuitas de “13 Gotas”. Trata-se de espetáculo da BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que percorre o país desde 2011 levando cultura a alunos da rede pública de ensino.
As apresentações estão agendadas para o Cepem (Centro de Educação Pré-Escolar Municipal) “Professora Eny Vanni Campos” e Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) “Joaquim da Silva Campos”. O trabalho conta com patrocínio da CCR SPVias, através do Instituto CCR, e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
O nome “13 Gotas” surgiu de um estudo realizado pelo Instituto Akatu. De acordo com a companhia, o diagnóstico demonstra que “se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas poderiam ser consumidas pelos homens”. “Apesar de o planeta ser coberto de água, nem todos sabemos qual volume pode ser utilizado”, conta Mariane Gutierrez, diretora da BuZum!.
A companhia destaca que o estudo aponta um fato preocupante: 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Também segundo o estudo, apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem, conforme levantamento mencionado pela companhia.
Escrita por Marília de Toledo, a peça tem direção de Wanderley Piras. Ela apresenta um laboratório em que dois cientistas “malucos” explicam para as crianças, de uma maneira lúdica e sensorial, a importância da água. A abordagem vai desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino das mães, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza.
Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados durante o espetáculo. No desenrolar da história, as crianças também aprendem como ocorre o ciclo das chuvas. Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo.
Com um “mapa mundi” em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e por qual razão é vital que esse bem seja utilizado de forma consciente.
O BuZum! é um pequeno teatro de bonecos ambulante, levado por meio de um ônibus. Quando o grupo estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam, também, ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores.
Para isso, em parceria com o Instituto Saberes, a companhia desenvolveu o “Livro do Professor”. O material pedagógico é entregue a cada professor após a encenação.
“São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português e matemática”, afirma a diretora da companhia em nota à imprensa.
Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno.
O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.
BuZum!
A companhia BuZum! trabalha unindo o teatro à educação, tendo se apresentado em 520 escolas públicas, num total de mais de 150 mil quilômetros rodados. Nos cinco anos em que está na ativa, e mais de 5.000 apresentações na bagagem, ela levou o projeto a 200 mil espectadores em 7 estados brasileiros (São Paulo, Rio, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Bahia).
Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar-condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de melhor produção e melhor autor de texto original no 1º “Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem” (ex-Prêmio Femsa), em 2014.
O espetáculo “13 Gotas” inicia itinerância em Tatuí e segue até o dia 14 deste mês às cidades de Avaré, Capela do Alto, Cesário Lange, Itapeva, Itaberá e Itatinga.
A peça tem elenco formado por Caio Zanuto, Daiane Baumgartner, Débora Sanders, Dinho Weller, Fabi Noronha, Fábio de Sousa, Fernanda Toscano, Jonatã Puente, Natália Kesper e Rafael Francisco. A trilha sonora é assinada por César Maluf, com criação de cenário feita por Beto Andreetta e Mari Gutierrez.
Os bonecos usados no espetáculo são confeccionados por Cecília e Thiago Paiva. As fotos são assinadas por Milene Milan e o trabalho de som e luz estão a cargo do trio: Reginaldo da Silva, Gustavo Luis (Gus) e Jomo Faustino.