12 de Junho! Dia dos Namorados!

RAUL VALLERINE

Quando amamos alguém queremos demonstrar constantemente esse sentimento, principalmente em datas especiais, como 12 de Junho!

Todos os anos, no dia 12 de junho, é comemorado aqui no Brasil o Dia dos Namorados. Nessa data, naturalmente, comemora-se o amor e o afeto que existem entre um casal.

Além de procurar o presente perfeito para uma das pessoas mais importantes da sua vida, os casais aproveitam para demonstrar todo afeto e dedicação compartilhados entre ambos, geralmente trocando declarações de amor, presentes, surpresas e outras diversas formas criativas de aproveitar a ocasião.

O ato de comemorar o Dia dos Namorados remete à vida de um santo patrono da Igreja Católica conhecido como São Valentim, um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C. Naquela época, o Império Romano era governado pelo Imperador Cláudio II, sendo imperador de 268 a 270 d.C.

O imperador romano proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Cláudio II via o casamento como um obstáculo que atrapalhava a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados. Nesse contexto, surgiu um padre, que também já havia sido médico, chamado Valentim.

Durante o reinado de Cláudio II, passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano que queriam casar-se, mas não podiam porque a lei proibia. O imperador descobriu que Valentim realizava casamentos clandestinos e, assim, mandou que padre fosse preso.

O imperador romano chegou a oferecer perdão a ele, desde que ele renunciasse a fé cristã, convertendo-se à fé tradicional dos romanos lembrando que o Cristianismo se tornou religião oficial do Império Romano somente em 380.

Como Valentim não aceitou renunciar a sua fé, o imperador ordenou a sua morte. Valentim foi apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270. Os relatos contam que, após a morte de padre, algumas pessoas passaram a celebrar a sua memória por todo o serviço que ele havia realizado em benefício dos outros.

Valentim acabou sendo canonizado por sua obra em benefícios dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida. A canonização ocorreu durante o pontificado de Gelásio I (492-496).

O papa também ordenou que uma festa em homenagem a São Valentim fosse realizada todo dia 14 de fevereiro, data de sua morte.

Em 14 de fevereiro comemora-se o Dia dos Namorados em grande parte do mundo, nos EUA, por exemplo, a data é chamada de Valentine’s Day, Dia de São Valentim.

Vale dizer que a escolha de 14 de fevereiro por Gelásio I, que foi o 49º Papa da história da Igreja Católica. também se deveu ao fato de que na mesma época da morte de São Valentim acontecia um famoso festival pagão em Roma, o Lupercália.

Nesse festival, celebrava-se a fertilidade e especula-se eram realizados atos com o objetivo de promover a união de casais. A criação de uma comemoração a São Valentim em uma data próxima ao Lupercália era fazer com que a festa pagã perdesse influência e fosse substituída pela comemoração a São Valentim.

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões, Santo Antônio. Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “Santo casamenteiro”.

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida seja ele qual for. Feliz Dia dos Namorados!

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome