1.691 se inscrevem para vagas do 1º semestre abertas pelo Conservatório





O Conservatório de Tatuí contabilizou um total de 1.691 inscrições de interessados em frequentar um dos 47 cursos de música, luteria ou artes cênicas. As inscrições foram finalizadas na última sexta-feira, 16.

Todos os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição poderão participar do processo seletivo. Essa etapa tem início a partir do dia 2 de fevereiro.

Dentre os que haviam efetuado inscrição, a grande maioria é do Brasil. Segundo a assessoria de comunicação da instituição, o processo seletivo registrou, também, inscritos da Alemanha, Chile, Colombia, Peru, Uruguai e Venezuela.

Do Brasil, os inscritos vêm dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, além do Distrito Federal. De Tatuí, sede da instituição, foram registrados 203 candidatos.

Os dados atualizados pela comunicação na segunda-feira, 19, dão conta de que os cursos mais concorridos em música, conforme proporção de candidatos inscritos e número de vagas, são: canto popular (com 80 candidatos por vaga); guitarra (47 por vaga); canto lírico (21 por vaga); e violão clássico (18 por vaga); piano popular (16 por vaga); violão popular (23) e harpa (11).

Já os mais procurados em música (com maior número de inscritos), são: violão clássico (144 candidatos inscritos), piano clássico (132), violino (127 candidatos) e canto lírico (109). Na área de artes cênicas, o mais procurado é teatro adulto, com 123 inscritos para 25 vagas. O curso de luteria teve 57 inscritos para 10 vagas.

Todos os candidatos que tiveram efetuado o pagamento da taxa de inscrição participarão de processo seletivo com início previsto para o início do mês que vem.

Para os cursos de música, são duas fases consideradas eliminatórias: a primeira, é um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical; e, a segunda, consiste em prova prática (para aqueles que já têm conhecimento musical) ou entrevista.

Quem for aprovado na primeira fase, passará para a segunda, que será composta de uma entrevista (para aqueles que não têm conhecimento musical, conforme previsto no regulamento) e uma avaliação de performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto.

Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista. A prova prática varia conforme a idade do candidato e todas as obras a serem apresentadas são informadas no regulamento, que pode ser acessado também em conservatoriodetatui.org.br/vagas.

A lista com os nomes, dias, horários e local dos testes auditivos será divulgada no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar, após o término das inscrições. Passada a primeira fase, os candidatos aprovados terão seus nomes divulgados no site do Conservatório de Tatuí a partir do dia 6 de fevereiro, com respectiva informação sobre data e horário da segunda fase.

Os testes em luteria consistem em atividade prática (construção de um cubo) e entrevista, com banca formada por professores da área/curso.

No caso de educação musical, as vagas são preenchidas conforme sorteio aberto ao público, que acontece em dia e horário a ser divulgado após o término das inscrições.

Para a área de artes cênicas, os candidatos com idades a partir de 13 anos são submetidos a testes de leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação. Eles serão realizados em três fases.

Para os cursos de aperfeiçoamento e cenografia, a seleção ocorre por meio de entrevista.

Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório de Tatuí. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção.

Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo.