Estudantes de Tatuí que frequentam universidades e faculdades fora do município voltaram às aulas nesta semana. Eles são beneficiados pelo programa de transporte “restabelecido” pela Prefeitura neste mês.
O serviço havia sido suspenso em outubro do ano passado pela Empresa de Ônibus Rosa, que cobrava do Executivo o pagamento de vencimentos em atraso.
“Depois da polêmica do ano passado, conseguimos contornar a situação. O contrato havia sido rompido na gestão passada, causando muito prejuízo aos estudantes – muitos deles já em prova”, declarou a prefeita Maria José Vieira de Camargo, em entrevista coletiva na sexta-feira, 3.
Ainda em novembro de 2016, durante reuniões de transição (que foram suspensas), o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva adiantou a O Progresso que a administração buscaria uma solução para a questão.
Ele informou que o Executivo estudaria uma maneira de continuar a oferecer o serviço para os universitários, mantendo o mesmo patamar do subsídio concedido.
Estudantes que precisam viajar para fora do município para concluírem o ensino superior são beneficiados com descontos de 60% no valor total do transporte. Os outros 40% são pagos pelos próprios alunos à empresa contratada.
Cada estudante precisa comprovar que está matriculado, ou regularmente frequentando as instituições, junto à Secretaria Municipal da Educação.
De lá, o universitário é encaminhado à viação, onde assina contrato válido por seis meses. O termo é renovado – caso todos os documentos comprobatórios sejam apresentados – por igual período, até a conclusão dos estudos.
A Prefeitura realizou o cadastro e recadastro dos universitários entre os dias 16 e 20 de janeiro, por meio da equipe da Secretaria da Educação, no Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”.
No total, 1.450 estudantes se registraram junto à pasta municipal. Desse número, 400 já viajaram para as cidades da região do dia 1º ao 3 deste mês. Os demais retomaram as atividades escolares nesta segunda, 6.
​“Estamos atendendo os estudantes que viajam para oito municípios”, destacou a prefeita. O serviço abrange universitários matriculados nas cidades de Boituva, Cerquilho, Itapetininga, Itu, Piracicaba, Salto, Sorocaba e Tietê.