Tatuí, 24 de Jun de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • Luca Maringola faz recital gratuito no S. ‘Villa-Lobos’
  • Jovem estudante tem apresentação gratuita nesta quarta
    12/04/17 - Da redação

    Divulgação

    Pianista é convidado de evento agendado para as 19h desta quarta



        O jovem pianista italiano Luca Maringola realiza recital com entrada gratuita no Conservatório de Tatuí. A apresentação organizada pela área de piano acontece nesta quarta-feira, 12, com início às 19h, no Salão “Villa-Lobos”.

     

        Luca Maringola executará um repertório iniciado com “Sonata em si menor op. 449”, de D. Scarlatti. Na sequência, o visitante do Conservatório toca uma obra de F. Chopin: “Sonata op.35 em si bemol menor” (em quatro movimentos). Finalizando, a obra “Carnaval op.9” (em 23 movimentos), de R. Schumann.

     

        Maringola nasceu em 1994 em Pavia, região de Milão. Iniciou os estudos musicais aos 6 anos, com o violão, mas logo passou a estudar no Instituto Musical Vittadini, na cidade de origem.

     

        Aos 10 anos passou a dedicar-se ao piano, como aluno de Silvia Belfiore, com quem obteve diploma no ano de 2014 com a nota máxima no Conservatório de Alessandria.

     

        Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento de renomados mestres, entre os quais: Franco Scala, Anna Maria Bordin, Massimo Paderni, Daniela Ghigino e o brasileiro radicado na Itália, Fabio Luz.

     

        Já realizou concertos em diversas cidades da Itália e no exterior. Desde 2013, frequenta o Festival del Golfo de San Marco di Castellabate, na classe de excelência em piano de Fabio Luz, com grande sucesso como solista e camerista.

     

        Em 2014 foi recitalista convidado do Paradise Festival no Teatro Apolo de Siros – Grécia, organizado pela Fundação Franz Liszt. Participou das resenhas Sabato di Maggio e da Festa del Paradiso que a Fundação F. Liszt realizou em Turim em 2015 e 2016, inclusive como intérprete da obra finalista do Concurso de Composição da FFL (Toccata de Alfred Watson), que resultou vencedora.

     

        Em abril de 2016 fez a estreia no Brasil em recitais de grande sucesso em São Paulo (MuBE, Studio Aronne), Sorocaba (Teatro Fundec) e Rio de Janeiro (Sala Villa-Lobos da Unirio). Nesta temporada, retorna a convite da Fundec para ser solista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba no IV Concerto de Beethoven, sob a regência de Eduardo Ostergren, além de uma série de recitais. Frequenta o segundo ano de especialização do Conservatório Verdi de Milão.