‘Visite Tatuí’ firma parceria com ACE local

Comissão se reúne para a criação da associação “Visite Tatuí” (foto: Diléa Silva)

A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí terá um departamento específico para atender ao setor de turismo. O anúncio foi feito na manhã de segunda-feira, 20, no Centro Hípico de Tatuí, durante reunião da comissão de criação da associação regional “Visite Tatuí – Raízes do Interior Paulista”.

A reunião foi a segunda da comissão que busca criar a associação voltada ao turismo. O primeiro encontro aconteceu no dia 10, para apresentar o projeto do novo órgão, que visa à divulgação de destinos e à captação de mais eventos, por meio de planejamento específico para o município e as cidades vizinhas.

A ideia de criar a associação em conjunto com a região é estratégica e econômica. Tatuí forma a microrregião “Raízes do Interior”, ao lado de Boituva, Cesário Lange, Laranjal Paulista (que também são MITs), Cerquilho, Quadra, Pereiras, Porangaba, Jumirim e Torre de Pedra.

Os empresários envolvidos no projeto entendem que, quando o turista vem para Tatuí, ele não fica apenas no município. Por conta disso, conforme anunciado, a intenção é criar um roteiro turístico regional.

Estiveram presentes o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Wagner Eduardo Graziano, o vice-presidente, César Augusto Araújo, a secretária da entidade e gerente comercial do jornal O Progresso, Lívia Amara Rodrigues de Oliveira, representantes do Sítio do Carroção, do Centro Hípico de Tatuí e dos hotéis Del Fiol e Ibis.

Também participaram o presidente da ACE, Eric Proost, e o consultor técnico da UneDestinos (União Nacional de CVBx – Convention e Visitors Bureau – e Entidades de Destinos) e presidente do Skal São Paulo, Aristides de La Plata Cury, que está auxiliando o município na criação da associação municipal.

Conforme Araújo, a intenção inicial da reunião era estudar o estatuto e oficializar a criação do “Visite Tatuí”. O vice-presidente do Comtur, inclusive, chegou a anunciar que Proost fora indicado como presidente do novo órgão.

Contudo, após explanação de Cury e Araújo sobre alguns pontos do documento e apresentação dos custos que seriam gerados com a criação de uma nova associação, surgiram ponderações dos empresários do setor.

A maioria apontou que seria “arriscado” criar uma associação, um novo CNPJ e um órgão que geraria custos sem ter associados e parceiros que pudessem mantê-la.

Com isso, foram discutidas algumas alternativas até que o presidente da ACE propôs a parceria, sugerindo que a associação turística iniciasse os trabalhos como um setor dentro da Associação Comercial.

A sugestão foi aceita por unanimidade pelas lideranças e apontada como “uma solução inovadora” pelo consultor técnico da UneDestinos.

“Achamos que a parceria com a ACE seria uma solução mais imediata para a criação da associação CVBx em Tatuí. Como consultor, posso dizer que é uma excelente sugestão. É a primeira vez que eu vejo, é um modelo inovador, mas, pela minha experiência, tem muita chance de dar certo e de ser uma solução muito aplicável”, destacou o consultor.

A O Progresso, Proost afirmou que a intenção é fazer com que a associação Visite Tatuí seja um “braço” da Associação Comercial até que ela possa “caminhar com as próprias pernas”.

“Pensamos em realizar as ações em um setor de turismo dentro da ACE, para que não tenha custos adicionais. A ACE já existe, então, não teremos gastos com documentação para a criação da entidade; já temos o espaço, o que reduz o custo de escritório. Além disso, temos a parceria com o Sebrae e a prefeitura que deve facilitar o trabalho da nova associação”, ressaltou Proost.

O presidente ainda disse que o modelo de gestão do novo setor deve ser discutido com os membros da comissão de criação da associação turística, contudo, salientou que a entidade precisa pensar “em pequenos projetos” até que se desenvolva mais.

“A maioria das empresas já é associada da ACE, então, é só colocar o olhar da Associação Comercial para este setor de turismo – que também é comércio – e fomentar a economia da cidade e da região”, acrescentou Proost.

Como empresário do ramo de turismo – sendo proprietário de duas agências de viagem -, Proost ressalta que a criação do projeto visando ao fomento do setor é um “sonho realizado”. Ele conta que, há muito tempo, tinha vontade de criar um programa como esse e enfatizou a importância do projeto.

Para o empresário, o município está vivendo um momento propício para a criação de uma associação de turismo.

“A cidade já é MIT (Município Interesse Turístico), então, tudo veio a calhar na época certa. Agora, podemos aproveitar esse ensejo do município para fazer coisas em conjunto, unir forças e fazer as coisas realmente acontecerem”, observou Proost.

Cury reforçou que os CVBx possuem reconhecimento mundial “como uma receita de sucesso para o fomento da atividade econômica e do turismo de negócios, através de entidades agindo na captação de eventos e na divulgação dos atrativos turísticos de uma cidade ou região, para aumentar o fluxo de visitantes”.

Os associados de CVBx são, em grande maioria, a rede hoteleira, grandes empresas, governos, entidades de classe e mantenedores, como prestadores de serviços nas áreas de eventos, agências de viagens, receptivos, restaurantes e empresas aéreas.

Algumas das associações e entidades vinculadas ao Visite Tatuí são: Sítio do Carroção, Hotel Del Fiol, Centro Hípico de Tatuí, Castelo Park Aquático, ACE (Associação Comercial e Empresarial), Sindicato Rural Patronal e Aprodoce (Associação dos Produtores de Doce de Tatuí).

O presidente do Comtur declarou que “a intenção do Visite Tatuí é promover, capacitar e gerar eventos aos municípios da região, dando incentivo para o turismo como um todo, como o turismo de entretenimento, de lazer e de negócios”.

Conforme o empresário, a associação será uma organização independente não governamental, mas que irá trabalhar em conjunto com o Comtur “para ajudar na promoção da cidade, melhorando toda a rede hoteleira, restaurantes e lojas”.

Para Graziano, a criação do órgão vai ao encontro da atual intenção da cidade – atualmente classificada como MIT (município de interesse turístico) – ao pleitear-se como estância turística.

“O Visite Tatuí, juntamente com o Comtur, é fundamental para buscar o título de estância turística. Isso mostra que não é apenas o poder público que está engajado por esse título, mas, sim, toda a cidade”, assegurou o empresário.

Conforme Cury, os próximos passos na criação do Visite Tatuí serão buscar parceria com o Sebrae, para a realização de oficinas de capacitação, e associados que queiram ferramentas para o fomento do setor de turismo. As próximas ações do setor devem ser agendas para o mês de junho.