Vencedor do Grammy será destaque no ‘Painel Instrumental’





Divulgação

Marco Pereira integra corpo docente do festival

 

O Conservatório de Tatuí recebe inscrições ao Festival de MPB – Painel Instrumental, evento consagrado à música instrumental brasileira.

Oficinas, workshops e shows com nomes expressivos internacionalmente estão confirmados. O Painel Instrumental será realizado de 21 a 26 de julho, sob coordenação de Érica Masson, que assina, também, a coordenação dos cursos da área de MPB e jazz do Conservatório, alguns dos mais procurados da instituição.

Entre os diversos artistas confirmados, estão o guitarrista Nelson Faria, o pianista Jovino Santos Neto, ambos destaques internacionais, e o trio Corrente, grupo que venceu o Grammy de melhor álbum de jazz latino neste ano.

O evento oferece shows diários, abertos a qualquer interessado, sendo que as apresentações dedicadas à divulgação de novos talentos têm entrada franca. Estudantes de música e interessados podem efetuar inscrição antecipada, garantindo a participação nas atividades pedagógicas e também nos shows.

As inscrições têm taxa única de R$ 40 e são recebidas em duas categorias: ouvinte (que têm acesso aos workshops e shows diários) e participante ativo, que poderão integrar, também, as oficinas nas modalidades de instrumento, arranjo ou improvisação para cantores.

As inscrições para “participante ativo” são realizadas até o dia 4 de julho, exclusivamente de forma presencial ou via Correios. O regulamento com todas as informações, bem como a ficha de inscrição para download, podem ser acessados em www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental.

Além do preenchimento correto da ficha, é necessário acrescentar documentos e informações solicitadas de acordo com a vaga pleiteada.

Já os candidatos às vagas de “ouvintes” podem se inscrever até 12 de julho, exclusivamente on-line pelo mesmo site. Em ambos os casos, é obrigatório o pagamento de boleto bancário referente à taxa de inscrição.

Na categoria “participante ativo”, os estudantes de música ou profissionais interessados devem selecionar a modalidade de participação.

Para “instrumento”, são oferecidas oficinas de prática de conjunto em piano, bateria, guitarra, baixo elétrico, percussão, trompete, trombone, saxofone e violão. Também há vagas para “arranjo” e “improvisação para cantores”.

A categoria “participante ativo” exige seleção prévia. Todos os não aprovados poderão participar das atividades como ouvintes.

Oficina Extra

Neste ano, o Painel Instrumental contará com realização de uma oficina extra. O professor de acordeon Mestrinho (sergipano que já rodou o mundo ao lado do mestre Dominguinhos, com quem tocou por oito anos).

A oficina é gratuita e será realizada nos dias 21 de julho, das 9h às 11h e das 13h00 às 15h00, e 22, das 9h às 11h. São oferecidas 20 vagas, a serem preenchidas conforme ordem de inscrição. As inscrições já podem ser feitas a partir, no site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental.

Tão logo as 20 vagas disponibilizadas sejam preenchidas, as inscrições serão encerradas. Os 20 primeiros inscritos participarão exclusivamente da oficina de acordeon, não tendo direito a acesso a outras atividades oferecidas no Painel Instrumental 2014.

Corpo docente

O corpo docente do Festival de MPB – Painel Instrumental é formado por alguns dos mais importantes nomes dos cenários nacional e internacional.

Estão confirmados os nomes de André Marques (professor de arranjo e improvisação para cantores), Beto Angerosa (percussão), Cássio Ferreira (saxofone), Cuca Teixeira (bateria e prática de conjunto), Jessé Sadoc (trompete), Jovino Santos Neto (piano), Marco Pereira (violão), Nelson Faria (guitarra e prática de conjunto), Ney Conceição (contrabaixo e prática de conjunto), Rafael Rocha (trombone e prática de big band).

Para a coordena Érica Masson, “ter a oportunidade de sanar ou abrandar necessidade nata do ser humano de aprender, conhecer e fazer música com novas pessoas de todo o Brasil e do mundo, dividindo vivência musical com professores, músicos e amigos, além de ouvir boa música, torna os participantes do evento privilegiados”.

Além de professores renomados, o evento já tem confirmados shows importantes. A abertura do evento será pelo Trio Corrente (Fabio Torres, piano; Paulo Paulel-li, baixo; Edu Ribeiro, bateria), ganhador do Grammy Award 2014 de melhor álbum latin jazz.

Também se apresentam Thiago Espírito Santo no show “Alma de Músico” (com Thiago Espírito Santo, contrabaixo; Fabio Peron, bandolim; Mestrinho, acordeon); Nelson Faria, no show “Nelson Faria Convida” (com Chico Chagas, acordeon; Rafael Barata, bateria; e Ney Conceição, baixo); Soundscape Big Band; Marcos Paiva Sexteto MP6, no show “Meu Samba no Prato – Tributo a Edison Machado” (com Edinho Sant’anna, teclado; Daniel D’Alcântara, trompete; Daniel de Paula, bateria; Marcos Paiva, baixo acústico; Cássio Ferreira, sax; Jorginho Neto, trombone) e Jovino Santos Neto com Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenadas por Celso Veagnoli e Paulo Flores.

Outro destaque do festival é a “Vitrine do Painel”, momento no qual novos talentos da música instrumental brasileira fazem apresentações gratuitas no saguão do teatro, antecedendo os shows principais.

Neste ano, apresentam-se: Eduardo Sueitt Quinteto, Rodrigo Ferreira Quinteto, Trio Mojubá, Espinho de Limoeiro, Paulo Maia Trio, Duo Paulio Celé e Robson Nogueira.