Torneio Rio-São Paulo de 1959

Era o maior torneio de futebol brasileiro da época. Clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo faziam jogos de ida e volta, sempre com grande rivalidade e partidas espetaculares.

Centros como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco ainda não se destacavam nacionalmente no futebol. Somente após a conquista da Taça Brasil, em 1966, pelo Cruzeiro de MG, é que, de fato, esses centros passaram a fazer parte do cenário futebolístico do país.

A integração foi rápida e acabou gerando o Campeonato Brasileiro atual.

A foto reproduzida do antigo jornal A Gazeta Esportiva mostra a equipe do Palmeiras no Estádio do Pacaembu, antes de vencer o América, pelo então torneio Rio-SP em 11 de abril de 1959.

Em pé: Valdir, Valdemar Carabina, Édson, Jorge, Ivan e Geraldo Scotto. Agachados: Géo, Ênio Andrade, Romeiro, Américo e Chinesinho. Foi a equipe que o treinador Oswaldo Brandão escalou e venceu por 1 a 0, com gol de Américo.

Histórias e recordações bonitas do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.