Tatuí­ finaliza em 7º lugar nos Jori em São Roque ao somar 53 pontos





Jori São Roque

Município teve equipes premiadas em solenidade de encerramento da competição

 

Encerraram-se no domingo, 18, as competições do 18º Jori (Jogos Regionais dos Idosos) realizadas na cidade de São Roque. Tatuí finalizou participação na competição em sétimo lugar. A delegação tatuiana competiu em 13 modalidades e trouxe como premiações um total de seis medalhas.

A cidade de Sorocaba terminou a competição como “grande campeã”, obtendo 192 pontos. O segundo lugar deste ano ficou com Itu, com 102 pontos – 90 pontos a menos. Em terceiro, esteve São Roque, que conquistou 81 pontos.

Tatuí registrou 53 pontos, somando pontos obtidos pelo desempenho dos atletas nas provas disputadas nas categorias feminina, masculina e mista. Os competidores locais trouxeram para casa três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Os ouros vieram nas modalidade tênis de mesa (categoria masculina), com Reinaldo Gaylor, e natação, com Valdir Benedito Santos Oliveira (duas medalhas). As pratas vieram em tênis de mesa (Takano Nakano Oliveira) e voleibol (com equipe feminina). O bronze foi conquistado na modalidade dança de salão.

A delegação tatuiana contou com 78 atletas, divididos em 13 modalidades. Os atletas da terceira idade da cidade também competiram em coreografia, dominó (feminina), natação (masculina), tênis (masculina) e xadrez (masculina).

Na bocha, Tatuí somou cinco pontos, terminando em quarto lugar na modalidade. A primeira posição ficou com Sorocaba (com nove pontos), seguida de Itapetininga (sete pontos, em segundo lugar) e Avaré (seis, em terceiro).

Em coreografia, Tatuí terminou em quinto lugar, obtendo quatro pontos. Na primeira posição, esteve Sorocaba, com nove pontos. Na sequência, vieram São Roque, Santana do Parnaíba e Boituva, com sete, seis e cinco pontos, respectivamente.

Na dança de salão, categoria “A”, Tatuí encerrou participação em terceiro lugar, somando mais seis pontos na classificação geral. Salto venceu a modalidade, com nove pontos. O segundo lugar ficou com Sorocaba, com sete pontos.

A equipe feminina que disputou o dominó também garantiu pontos ao município na classificação geral. As atletas terminaram em oitavo lugar (um ponto). Em primeiro, segundo e terceiro, ficaram Itu (nove pontos), Tietê (sete) e Rafard (seis).

Na natação masculina, a cidade ocupou o quarto lugar, com cinco pontos. Nas três primeiras posições, estiveram: Sorocaba (em primeiro, nove pontos), Águas de Santa Bárbara (segundo, sete pontos) e Cerquilho (terceiro, seis pontos).

Na modalidade tênis, categoria masculina “B”, Tatuí obteve o quarto lugar, com cinco pontos. Em primeiro, esteve Sorocaba, com nove pontos; em segundo, Cerquilho, com sete; e, em terceiro, São Roque, que obteve seis pontos.

No tênis de mesa, categoria feminina “A”, a cidade ficou em segundo lugar, com sete pontos. Santana do Parnaíba terminou a competição da modalidade em primeiro, com nove pontos; e, Sorocaba, em terceiro, com seis.

Tatuí obteve melhor colocação na categoria masculina “A” do tênis de mesa. A cidade terminou em primeiro, obtendo nove pontos. O segundo e o terceiro lugar ficaram com Votorantim (sete) e Tapiraí (seis pontos), respectivamente.

A cidade ainda contou com atletas competindo em vôlei feminino, categoria “A”, e xadrez (categoria masculina). Na primeira modalidade, terminou em segundo, com sete pontos. Em primeiro lugar, esteve Tietê, com nove pontos; e, em terceiro, Salto, com seis. Na segunda, Tatuí terminou em quinto lugar, com quatro pontos. O primeiro, segundo e terceiro lugares ficaram com Sorocaba (nove pontos), Salto (sete) e Angatuba (seis).

Os Jogos Regionais do Idoso são realizados pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, pelo Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e secretaria estaduais de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde. Eles têm por objetivos “valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar”.

De acordo com o Fussesp, a competição visa, também, resgatar a autoestima dos idosos do Estado de modo a promover um melhor convívio social entre eles. Em São Roque, o evento reuniu delegações de 39 municípios.

Competiram idosos de Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Angatuba, Araçariguama, Arandu, Avaré, Barra do Chapéu, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Cabreúva, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Guareí, Iaras e Ibiúna.

Disputaram, ainda, delegações de Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Laranjal Paulista, Paranapanema, Pereiras, Pilar do Sul, Pirapora do Bom Jesus, Porangaba, Porto Feliz, Rafard, Salto, Santana de Parnaíba e São Miguel Arcanjo.

Ainda, competiram: São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim. Os atletas desses municípios participaram de disputas em 14 modalidades.

Os Jori reuniram competições em atletismo, buraco, coreografia, dança de salão, dominó, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez (nas categorias masculina e feminina); bocha e malha (masculina); e damas (mista e feminina).

A cerimônia de encerramento atraiu centenas de pessoas ao Ginásio do Junqueira, em São Roque. O evento aconteceu na manhã de domingo, 18, após as finais do vôlei, contando com presença da mascote dos Jori, o “Vôvinho”.

Na solenidade, houve entrega dos troféus para a cidade campeã, vice-campeã e terceira colocada (Sorocaba, Itu e São Roque) e discursos de autoridades.

Primeiro a falar, o delegado regional de Esporte e Lazer, Nelson Marcusso Júnior, parabenizou São Roque “pelo empenho na organização”. Conforme a assessoria de imprensa da cidade-sede, Júnior destacou “o espirito esportivo de todos”.

Na sequência, a primeira-dama de São Roque, Lenice Rodrigues de Oliveira, destacou o apoio recebido para realizar o evento. Ela agradeceu parceria de “todos na cidade para receber os idosos com os braços e os corações abertos”.

O prefeito local, Daniel de Oliveira Costa, encerrou a competição com um convite. Ele solicitou que “todos os presentes retornassem, futuramente, a São Roque”.

Em 2013, a delegação tatuiana – com 66 atletas inscritos – havia terminado a competição em posição “um pouco melhor”. O município contabilizou 58 pontos na 17ª edição da competição, finalizando participação na sexta colocação.

No ano passado, os Jori tiveram como grande campeã a cidade anfitriã. Cerquilho terminou com 140 pontos, sendo 61 marcados por atletas mulheres e 79 por homens. A 2ª colocação ficou com Santana do Parnaíba, com 102 pontos. Com a mesma pontuação, Sorocaba terminou em 3º. O 4º e o 5º lugares ficaram com as cidades de Itu e Tietê, com 85,5 e 60 pontos, respectivamente.