Tatuí­ enfrentará a cidade mexicana de Huimanguillo no Dia do Desafio





A adversária de Tatuí para a edição 2016 do Dia do Desafio é mexicana. A cidade de Huimanguillo, no Estado de Tabasco, no México, vai competir com a “Capital da Música”, conforme definido em sorteio realizado no início deste mês.

O evento aconteceu no Sesc (Serviço Social do Comércio), de Jundiaí, e reuniu representantes, membros de delegação e secretários de Esporte de municípios inscritos. Neste ano, o Dia do Desafio envolverá 1.323 cidades brasileiras.

A competição é realizada mundialmente como campanha de incentivo à prática da atividade física e do esporte. No Brasil, 20 dos 26 estados entraram na disputa. O Dia do Desafio consiste em promoções de atividades físicas e de lazer que estimulem a prática de exercícios físicos como qualidade de vida.

O sorteio para definição das cidades desafiantes aconteceu de acordo com categorias. Os municípios estão divididos em sete faixas: cidades com até 9.999 habitantes; de 10 mil a 19.999; de 20 mil a 49,999 moradores; de 50 mil a 99.999; de 100 mil a 249.999 habitantes; de 250 mil a 999.999; e acima de 1 milhão.

Conforme regulamento divulgado pelo Sesc – responsável pela realização do evento na América Latina –, a divisão é proposta para que “não haja discrepância na quantidade de participantes”. Em outras palavras, para que um município de até 9.999 habitantes não dispute contra outro de 1 milhão de moradores.

Huimanguillo está localizada na região de Grijalva Rio e na sub-região de Chontalpa. É o maior município do Estado mexicano de Tabasco, situando-se em área composta por 3 vilas, 18 aldeias, 26 assentamentos agrícolas e 42 vilas.

Sua área é de 3.757,59 quilômetros quadrados, o que corresponde a 15,35% do total do Estado. Isso coloca o município em 1º lugar na área de terra em Tabasco.

Os mexicanos de Huimanguillo iniciaram participação no Dia do Desafio em 2004, competindo até 2008. Em 2009, não há registro de participação no evento. A cidade desafiante de Tatuí voltou a competir em 2010, seguindo em disputa em 2011. Desde 2012, não figurou lista de municípios competidores.

Tatuí aparece como participante nos registros do Sesc desde 2001. Neste ano, a programação será conduzida pelo secretário Douglas Dalmatti Alves Lima.

Criado nos anos 1980, no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas. Para tanto, promove e estimula competições entre cidades de mesmo porte.

O Sesc coordena o evento na América Latina desde 1995, recebendo apoio de assciações internacionais e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). As disputas acontecem em parceria com prefeituras, envolvem comunidades, instituições privadas e particulares.

Para vencer, as cidades devem estimular o maior número possível de pessoas a realizar prática esportiva. A proposta é que qualquer cidadão pratique, pelo menos, 15 minutos de atividade física. A participação é efetivada por meio das centrais da competição, sob coordenação dos municípios.

O evento acontece na próxima quarta-feira, com programação a definir pela Prefeitura. Como nos anos anteriores, são esperados engajamentos por parte de unidades escolares (públicas e particulares) e algumas ações, como a campanha “Vâmo a Pé”, que consiste em prática de caminhada aberta à população.

Os resultados do evento serão divulgados no dia 27 deste mês, próxima sexta-feira. As consultas são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço www.sescsp.org.br