Sinfônica de Tatuí­ faz estreia mundial nesta quinta-feira

 

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto especial de encerramento de temporada nesta quinta-feira, 15, a partir das 15h. Sob regência do maestro João Maurício Galindo, o grupo se apresenta no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415. Os ingressos são vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada).

O repertório a ser apresentado conta com obras de Jean Sibelius (“Finlândia”, op. 26), Pyotr I. Tchaikovsky (“Capricho Italiano”, op. 45), Edson Beltrami (“Concertino” para sax soprano e orquestra), Radamés Gnattali (“Sinfonia Popular”, em três movimentos).

A obra do compositor Edson Beltrami será apresentada em primeira audição mundial, com solos do saxofonista Rafael Migliani. Formado no curso de saxofone clássico de Tatuí, Migliani é licenciado na área da educação e pós-graduado em metodologia do ensino da música. Desde 2003 é integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a qual participou da gravação de cinco CDs e um DVD.

Apresentou-se sob a regência de renomadas autoridades. Tem atuado como solista frente a grupos como Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, Banda Sinfônica da Força Aérea Brasileira, Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista e Orquestra do Programa Prelúdio (TV Cultura).

Com o Quarteto Brasileiro de Saxofones, participou da gravação do CD “Edição de Partituras para Banda”, viabilizado por meio da Funarte. Obteve bons resultados em diversos concursos, tanto nacionais quanto internacionais.

Dentre eles: 1o prêmio no Concurso de Novos Talentos do Saxofone organizado pelo Conservatório e Faculdade Souza Lima e pela fábrica de instrumentos musicais Weril; 1o prêmio no 28o Concurso Latino Americano Rosa Mística, quando concorreu integrando o Quarteto de Saxofones SaxBrasil.

Em 2011, foi convidado a participar do 10o Encuentro Universitário Internacional de Saxofón, realizado no México, atuando como professor, jurado e apresentando um recital composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros.

No ano seguinte, integrando o Quarteto de Saxofones SaxBrasil, participou do 1o Encuentro Internacional de Cuartetos de Saxofones de Montevideo – Uruguay, e de vários outros. Atualmente, é professor do curso de saxofone do Conservatório de Tatuí, chefe do naipe de saxofones da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e integrante do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.