Sete gols marcam rodada de estreia da 3ª edição da Craques do Futuro





Jogos que deram sequência à solenidade de abertura da 3a “Copa Craques do Futuro” resultaram em sete gols. As partidas aconteceram no Estádio “Lupércio Bernardes”, o “Itatibão”, do Clube de Campo. O local é o mesmo no qual as 52 agremiações inscritas enviaram representantes para desfile.

No jogo de estreia da competição, iniciado às 19h30, o combinado formado pelo Santa Cruz Futebol Clube e Fundação derrotou o Esporte Clube São Martinho por 2 a 0. Os times se enfrentaram pelo grupo único da categoria sub-11.

A partida seguinte valeu pelo grupo “C”, da categoria sub-13, e resultou em vitória para o time da casa. Na oportunidade, o Clube de Campo derrotou o Setul, de Cerquilho, por 4 a 0, encerrando a primeira de um total de 25 rodadas.

Sediada no Estádio “José Rubens do Amaral Lincoln”, do São Martinho, a segunda registrou 15 gols. Os tentos foram marcados em três partidas, com início às 8h30.

Na ocasião, o São Martinho disputou partidas em três categorias (sub-11, sub-13 e sub-15). Pela primeira, grupo único, o time da casa amargou derrota frente ao Clube de Campo. A equipe do “Leão do Sul” sofreu goleada de 7 a 0.

O São Martinho também perdeu no segundo jogo do dia. O duelo contra a Associação Atlética XI de Agosto valeu pelo grupo “A” da sub-13, tendo início às 9h.

Um pouco mais tarde, o time da casa amenizou a sequência de derrotas. A equipe empatou por 2 a 2 contra a Associação Atlética XI de Agosto. O jogo que teve início às 9h30, rendeu um ponto para ambas as equipes do grupo “B” da sub-13.

A disputa com maior número de equipes do município é promovida pela Prefeitura, com realização a cargo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Ela segue com mais duas rodadas neste fim de semana. Os oito jogos acontecerão no período da manhã, nos Estádios “Simeão Sobral”, na vila Jurema, e “Menotti de Campos”, do Santa Cruz, com entrada franca.

No gramado da vila Jurema, o Bom de Bola tem quatro compromissos. Às 8h30, o time enfrenta o USF, de Sorocaba, pelo grupo “D”, da sub-15. No segundo e terceiro, disputará contra a Associação Atlética Santa Rita, às 9h e 9h30. As partidas valem, respectivamente, pelo grupo único da sub-11, e “B” da sub-13.

O último jogo do “Simeão Sobral” está agendado para as 10h. Ele será disputado entre o Bom de Bola e o Sesi (Serviço Social da Indústria), que competem pelo grupo “B”, da sub-17.

No campo do Santa Cruz, o Clube de Campo fará duelo contra a Clínica de Futebol de Boituva, a partir das 8h30. As equipes jogam pelo grupo único da sub-11. Às 9h, pelo mesmo grupo e categoria, o combinado formado pelo Santa Cruz e Fundação receberá a equipe da Prefeitura de Torre de Pedra.

As duas últimas partidas do fim de semana valerão pelas categorias sub-13 e sub-15, envolvendo o Colégio Santa Maria, de Itapetininga, contra o Secet, de Pereiras, e o Santa Cruz e Fundação que enfrentará o Secet, de Pereiras. As equipes competem dentro de suas respectivas categorias, pelo grupo “C”.

Em sua 3a edição, a competição registrou 1.370 atletas inscritos. Eles pertencem a equipes que disputam quatro categorias. A sub-11 envolve jogadores nascidos entre 2004 e 2006; a sub-13, é voltada para atletas nascidos em 2002 e 2003; a sub-15, para nascidos em 2000 e 2001; e, a sub-17, a nascidos em 1998 e 1999.

O evento tem como finalidade promover intercâmbio esportivo e social entre os adeptos do futebol. Como nas edições anteriores, as partidas acontecem em campos municipais e em estádios cedidos por agremiações da cidade.

Nesta edição, o evento premiará os campeões e vice-campeões de cada categoria. Também receberão premiações o “melhor goleiro” e o “artilheiro”.

A 3ª edição consistirá em duas etapas. A primeira é a fase pré-classificatória, na qual as equipes inscritas jogam entre si, dentro de cada grupo a ser definido.

A segunda será composta pelas equipes com “melhor campanha” que formarão a série “ouro”. Os demais times participantes disputarão a “prata”. Cada série será composta de três fases, com os times passando pela classificação, semifinal e final.

No ano passado, a competição contou com a participação de 37 times de cinco municípios. Além de equipes da cidade-sede, disputaram o torneio times de Itapetininga, Pereiras, Sorocaba e Torre de Pedra. Ao longo dos jogos, elas foram divididas em séries, seguindo critérios de aproveitamento técnico.

Em balanço divulgado no final de 2014, a organização contabilizou quase 130 jogos no decorrer da competição, com mais de 350 tentos marcados pelas equipes.

Em 2015, as equipes participantes são de nove cidades. Além de Tatuí, disputam jogos Boituva, Torre de Pedra, Pereiras, Buri, Itapeva, Itapetininga, Sorocaba e Cerquilho. A copa iniciada em abril terminará em dezembro.

Na abertura, a secretaria promoveu desfile das delegações, juramento do atleta, e execução do Hino Nacional. Durante o cerimonial, um atleta de cada equipe carregou a tocha olímpica para o acendimento da pira. O evento contou com presença do ex-goleiro profissional Sérgio (que somou passagens por times, como Palmeiras, Vitória, Portuguesa, Santos, Flamengo).