Série fotográfica apresenta múltiplas etnias até dia 30

 

Até o dia 30 deste mês, moradores de Tatuí e visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história do mundo, e a sabedoria de povos ancestrais que habitam o planeta. O “enredo” é contado por meio de fotografias que integram a exposição “O Olhar do Minotauro”, em exibição no Sesi (Serviço Social da Indústria) do município. A mostra teve abertura no dia 2.

Ela tem como proposta revelar a sabedoria de povos ancestrais, cujos fragmentos de história estão contados em imagens captadas por Renan Rosa. O fotógrafo percorreu cerca de 50 países para concluir a série, nos últimos 12 anos.

Ele viajou pelo mundo de forma autônoma, buscando retratar a singularidade de diferentes culturas, tradições e costumes. O resultado das imagens forma um “mosaico humano”, também descrito como um “museu itinerante”.

Denominada de “O Olhar do Minotauro”, a exposição foca nos hábitos antigos mantidos por povos em, praticamente, todo o mundo. Para capturar as imagens, Rosa manteve contato com as comunidades, procurando manter o foco nas pessoas, no modo de vida delas e dos familiares, na cultura e tradições.

O objetivo da série, de acordo com o fotógrafo, era desvendar o coração das pessoas retratadas. Rosa teve como premissa capturar o olhar, considerado a “alma do retrato”.

Rosa é colaborador de agências fotográficas no exterior e mantém parceria com a curadora Aline Stürmer. Para ela, produz materiais editoriais, exposições e ensaios fotográficos ao redor do mundo.

A vida na estrada é descrita como indissociável à obra do fotógrafo. Em Tatuí, o trabalho dele pode ser visto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. O Sesi fica na avenida São Carlos, 900, na vila Dr. Laurindo.