‘Semana Santa’ já está sendo preparada pelas 10 paróquias





Jheniffer Sodré

‘Na Semana Santa celebramos a centralidade da fé cristã’, lembra padre Élcio Roberto de Goes

 

A Semana Santa deste ano será celebrada entre os dias 13 e 20 nas dez paróquias do município. No Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), a programação tem início com a missa de Domingo de Ramos, dia 13, em três horários: 8h, 11h e 19h.

Na segunda-feira, 14, haverá um momento para a realização da Via Sacra Meditada, dentro da própria Igreja Matriz, a partir das 19h30. Já na terça-feira, acontece a missa penitencial, também às 19h30.

“A Quaresma traz essa tônica da penitência e da reconciliação, por isso temos uma missa para rezar e pedir a Deus o perdão pelos nossos pecados. Além disso, esse é um momento de preparação para a Páscoa”, explica o padre Élcio Roberto de Goes.

Na quarta-feira, 16, acontece a missa dos Santos Óleos, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, localizada na cidade de Itapetininga. Nesse dia, todos os católicos de Tatuí são convidados a participarem da celebração no município vizinho.

Na quinta-feira, a programação retorna para a Igreja Matriz, com a missa do lava-pés e da ceia do Senhor, às 20h. Na Sexta-Feira Santa, 18, será realizada a liturgia da Paixão, às 15h, com a narrativa da Paixão de Cristo e a adoração da cruz.

A procissão do Senhor Morto e a encenação da Via Sacra acontecem às 19h e às 20h, respectivamente, também na sexta-feira. No sábado, 19, é realizada a vigília pascal, a partir das 20h.

“Estas celebrações que acontecem de quinta a sábado são chamadas de tríduo pascal”, informa o pároco da Igreja Matriz. No domingo, a Semana Santa é finalizada com a missa de Páscoa, em três horários: às 8h, às 11h e às 19h.

Além do Santuário Nossa Senhora da Conceição, todas as outras paróquias do município realizam celebrações da Semana Santa. “Esta é uma época em que celebramos a centralidade da nossa fé cristã. A Paixão, a morte e a ressurreição de Jesus”, destaca o padre.

Segundo ele, a Semana Santa é um dos momentos mais importantes para os católicos. “Jesus sofreu, morreu, ressuscitou e está vivo entre nós. A vida vence a morte e a luz dissipa a escuridão. Esse é o grande sentido, porque, se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé não teria sentido”.

O pároco também lembra que essas celebrações representam um tempo de graça e de forte oração. “É o momento para fazer a experiência de morrer para o pecado, a fim de que ressurja, no coração de cada um, a vida nova e o homem novo”.

Para as celebrações da Semana Santa, o município recebe, ainda, a visita do padre Arlon Cristian da comunidade Canção Nova.