Semana Paulo Setúbal segue cheia de eventos

Cia. Rit's e Cia. de Dança Raísa Francesconi integram espetáculo apresentado na sexta (foto: divulgação)

A Semana Paulo Setúbal prossegue com programação diversificada. As ações tiveram início no dia 1o e, somadas às atividades de comemoração aos 191 anos da cidade, continuam até a quinta-feira, 10.

Neste fim de semana, o cronograma destaca a tradicional “Feira de Artesanato Capital da Música”. O evento na Praça da Matriz começou na sexta-feira, 4, e vai até esta terça, 8. Ele é composto por exposição e vendas de produtos artesanais.

Quem passar pelo local vai encontrar itens como: macramê, bordado, renda, pintura, patchwork, saboaria e bijuterias. O espaço recebe, ainda, praça de alimentação, com vendas de doces, churros, acarajé, pastéis e outros produtos. As barracas são mantidas por integrantes da Associação de Artesões de Tatuí.

Também na Praça da Matriz, às 11h deste sábado, 5, o projeto Música na Praça apresenta a Orquestra Filarmônica Cortez, sob a regência de Elidamaris Cortez. O grupo executará o tema da “9ª Sinfonia” de Beethoven.

Também apresenta as músicas “Canon”, “It’s Well With my Soul”, “Solemio”, “Con te Partiró”, “You Raise me Up”, “Perfume de Mulher”, “Anastásia”, “Além do Arco-Íris”, “Habanera”, “Funiculi Funicula”, “A Bela e a Fera” e “Em Algum Lugar do Passado”.

O Música na Praça é um projeto cultural da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com os agrupamentos musicais de Tatuí e região. O projeto tem apoio da Coop (Cooperativa de Consumo).

Também neste sábado, o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” sedia workshop realizado pelo Instituto Urbano Crew e Suburban Breakers.

A atividade acontece das 13h às 18h e apresentará o conceito de “Breaking Evolução”, que visa aumentar e difundir o conhecimento sobre a cultura e a dança breaking, por meio de contato com profissionais.

O objetivo é trocar experiências sobre competições, vivências dentro do breaking, showcases e técnicas de movimentos. A programação também inclui a promoção de batalhas de demonstração das evoluções dos participantes.

O ministrante do workshop será Robson Martins Diniz, conhecido como “BBoy Rob”, de Votorantim, com experiência em dança há mais de 17 anos.

A atividade é dividida em dois momentos, com duas horas de curso, no primeiro, e duas horas destinadas às atividades com disputas de “all style”, no segundo. As disputas envolverão todos os estilos dentro das danças urbanas. Também haverá entrega de certificados aos participantes.

A semana registrou, ainda, apresentação de espetáculo de dança com a Cia. Rit’s e a Cia. de Dança Rayssa Francesconi em benefício ao Fusstat (Fundo Social de Solidariedade). O evento seria realizado no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório, a partir das 20h de sexta-feira, 4 (após o fechamento desta edição).

Realizado em parceria com o projeto de qualificação em dança, do programa de qualificação em artes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o evento teve ingressos trocados por um quilo de alimento não perecível.

A iniciativa de qualificação é gerenciada pelo Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura) e visa à orientação artística junto a grupos, companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. O evento contou com curadoria de dança de Ismael Ivo.