Semana de Performance Histórica abrange apresentações e palestras





A partir desta segunda-feira, 9, até a quinta-feira, 12, o Conservatório de Tatuí promove a II Semana da Área de Performance Histórica. Trata-se de uma série de recitais e palestras técnicas, todas voltadas para a área. As atividades são gratuitas e acontecem no Auditório da Unidade II, à rua São Bento, 808, no centro.

Sob coordenação da professora Débora Ribeiro, a semana começa com diversas atividades. Neste dia 9, as primeiras serão às 10h e 14h, horários nos quais alunos de flauta doce apresentam-se em recitais sob orientação das professoras Débora Ribeiro e Selma Marino.

Às 15h30 e 17h, serão apresentadas palestras. A primeira abordará “Aspectos da Articulação Aplicados à Flauta Doce”, a cargo de Débora Ribeiro; e, a segunda, sobre “A Música de Câmara, a Flauta Doce e os Amadores na Renascença”, por Selma Marino.

No período da noite, a partir das 20h, as atrações serão recital de flauta doce e o Grupo de Performance Histórica Jovem, orientados por Selma Marino e Débora Ribeiro.

Na terça-feira, dia 10, a primeira atividade é o recital dos alunos de violino barroco e viola barroca. Eles se apresentarão às 10h, sob orientação de Juliano Buosi.

Às 13h30, haverá audição dos alunos de fortepiano, cravo e música de câmara, orientados por Fúlvio Ferrari, Maria Eugênia Sacco e Selma Marino. Em seguida, às 15h30, acontece palestra sobre o tema “A Aproximação da Interpretação Historicamente Informada no Estudo Moderno de Violino”, por Juliano Buosi.

Nova palestra, às 18h, sob orientação de Fúlvio Ferrari, trata do tema “O Cravo para Pianistas – a Importância do Conhecimento do Cravo na Interpretação Atual Aplicado ao Piano”. Às 20h, acontece recital de conclusão de curso em fortepiano da aluna Lilian Graziela Oliveira, orientada por Fúlvio Ferrari.

Na quarta-feira, 11, às 10h, está agendado ensaio aberto tematizado – “A linguagem historicamente informada no repertório de Orquestra” –, pelo professor João Guilherme de Figueiredo. Às 14h, é a vez de recital dos alunos de viola da gamba, violoncelo barroco e cravo, sob orientação dos professores João Guilherme de Figueiredo e Maria Eugênia Sacco. Às 18h, acontece recital do Ensemble de Performance Histórica, orientado por João Guilherme Figueiredo.

Na quinta-feira, 12, às 10h, haverá palestra sobre “Técnica e Interpretação do Repertório Francês para Cravo”, com a professora Maria Eugênia Sacco.

Às 14h, o tema da palestra será “História dos Instrumentos de Cordas Dedilhadas”, sob orientação da professora Dagma Eid. Às 18h, acontece recital dos alunos de Cordas Dedilhadas Históricas com participação do Grupo de Performance Histórica Jovem, sob orientação das professoras Dagma Eid e Débora Ribeiro.

Às 20h, haverá recital do Grupo de Performance Histórica. Em seguida, acontece entrega de certificados aos participantes, por Selma Marino e Débora Ribeiro.

A área de performance histórica do Conservatório de Tatuí conta, atualmente, com os cursos de flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba, violoncelo barroco e fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil.

Os alunos são admitidos após a aprovação em teste realizado por uma banca especializada, sempre no início de cada semestre ou a qualquer tempo, quando houver vagas. A duração é de 12 semestres, com exceção da flauta-doce, que além de opcional, dura dois semestres.

A área de performance histórica oferece, tanto para a aula como para estudo dos alunos, os seguintes instrumentos: dois cravos franceses de dois manuais, um cravo italiano de um manual, uma espineta inglesa, um cloavicórdio não trastado e um fortepiano vienense de cinco oitavas.