Selo de qualidade turí­stica é lançado e mira em melhorias





O Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Tatuí lançaram, na terça-feira, 1º, o selo de qualidade turística. A iniciativa, segundo o presidente do conselho, Wagner Eduardo Graziano, visa a melhorar a estrutura e o atendimento de restaurantes, bares, hotéis e agências de viagens da cidade.

No evento, o presidente executivo do SPCVB (São Paulo Conventions & Visitors Bureau), Toni Sando dos Santos, fez uma palestra. Ele falou sobre as formas as quais uma cidade pode desenvolver o potencial turístico e os meios de divulgação e atração de visitantes.

Segundo o Comtur, o certificado será entregue anualmente e terá distribuição gratuita. Para recebê-lo, os empresários precisarão preencher alguns pré-requisitos. As regras que vão reger a emissão dos selos de qualidade ainda não foram estabelecidas pelo conselho, que vai analisar “caso a caso”.

“A ideia principal é melhorar alguns itens para que a empresa receba este selo. Depois de receber, ele já vai saber o que tem que melhorar para 2017”, afirmou Graziano.

A iniciativa do selo de qualidade turística é inédita nas cidades do interior do país, disse o presidente do SPCVB. Santos deu uma sugestão aos integrantes do Comtur: premiar anualmente os melhores no “ranking” de qualidade do site de turismo Trip Advisor.

“Quando propomos que as melhores pontuações do Trip Advisor sejam reconhecidas é porque não vamos promover apenas os melhores estabelecimentos. Estaremos promovendo a cidade”, ressaltou.

O diretor do Departamento de Cultura, Jorge Rizek, afirmou que a criação do selo mostra que iniciativas interessantes podem ser implantadas a partir da convergência de interesses dos setores público, privado e da sociedade civil.

“O selo é um trabalho em conjunto entre o Departamento de Cultura, o Comtur, a Associação Comercial e Empresarial, a Prefeitura e a Câmara Municipal. Todos aqui tiveram uma participação importante na criação”, disse.

O conselho vai avaliar as acomodações e os serviços prestados por empresas que estão relacionadas ao turismo da cidade, como agências de viagens, hotéis, restaurantes e bares.

Entretanto, segundo o vice-presidente do Comtur, César Augusto de Araujo, a qualificação de um determinado estabelecimento não quer dizer que ele é melhor do que outros que não possuem, e sim, mostra ao turista que aquele estabelecimento está preparado para recebê-lo.

“A ideia que a gente tem com o selo é o bem acolher. Tatuí é a Cidade Ternura e esse valor de receber bem o visitante tem tudo a ver com a gente”, disse.

Araujo afirmou que o pioneirismo de Tatuí poderá ser seguido por outras cidades, que têm interesse em atrair visitantes.

Representando o Poder Legislativo, o vereador José Eduardo Morais Perbelini (PRB) disse que a criação do selo fortalece a vocação turística da cidade. Tatuí está postulando o reconhecimento pela Assembleia Legislativa e pela Secretaria Estadual de Turismo como “Município de Interesse Turístico”.

“Em breve, vamos receber o parecer positivo do secretário do Turismo. Se soubermos trabalhar com o selo, podemos formar um roteiro turístico para os visitantes da nossa cidade”, afirmou.

Para o vice-presidente do Comtur, a cidade precisa, a partir de agora, começar a fortalecer a imagem de “Cidade da Música”, criando uma identificação audiovisual capaz de atrair mais turistas para a cidade.

“Quando assinamos o convênio com o SPCVB, O Toni disse que esperava encontrar música na cidade e que não tinha encontrado aqui. Essa é a nossa preocupação, de não só levar música, mas dar a identidade audiovisual”, declarou.

Os empresários interessados em receber o selo de qualidade turística podem retirar o formulário na sede do Departamento de Cultura, na praça Martinho Guedes (Santa), 12, ou imprimi-lo diretamente pelo site da Prefeitura (www.tatui.sp.gov.br). A emissão do selo é gratuita e os pedidos serão avaliados pelo Comtur.


Selo já possui 22 interessados

Até a quinta-feira, 3, um total de 22 empresários manifestaram interesse em receber o selo de qualidade turística, segundo antecipou a O Progresso o diretor de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek.

“Eles nos procuraram e fizeram a retirada do formulário no departamento. Esses pedidos serão encaminhados ao conselho, que fará a avaliação de cada um deles”, disse.

O número informado pelo diretor não contabiliza os formulários impressos diretamente do site da Prefeitura, que poderá aumentar a quantidade de interessados.

“Eles (os empresários) estão muito entusiasmados nesse selo, o que mostra que a iniciativa despertou o interesse de todos”, declarou.